Nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, será palco do 5° Colóquio Lucila Nogueira “A literatura contemporânea em Pernambuco: teoria, crítica e diversidades”. O evento, com atividades presenciais e transmissão ao vivo pelo YouTube, integra a programação da 23ª Semana de Integração da Unicap e promete ser um espaço vibrante de reflexão, arte e resistência.
🖋️ Pluralidade e protagonismo periférico
Com foco nas literaturas afro-brasileiras e indígenas, o colóquio reúne pesquisadores, escritores e artistas para debater identidade, representatividade e os caminhos da criação literária em um contexto de diversidade. A programação inclui:
- 4 mesas-redondas
- 4 sessões de comunicações coordenadas
- Lançamentos de livros
- Recitais poéticos
- Apresentações culturais
🌟 Homenagens e presenças marcantes
Três escritoras serão homenageadas por suas contribuições à literatura nacional:
- Odailta Alves
- Inaldete Pinheiro
- Graça Graúna
A escritora Clarice Freire, autora de Para não acabar tão cedo, participa da mesa 4, discutindo “Novas mídias, literatura diversa e engajamento político-cultural”.
🎤 Literatura como ato político
O colóquio homenageia o legado da poeta Lucila Nogueira, reconhecida por enxergar a literatura como ferramenta de transformação social. “Enquanto for necessário discutir as pautas dos povos originários, iremos continuar dando espaço de fala”, afirma Robson Teles, professor do mestrado em Ciências da Linguagem da Unicap e organizador do evento.
🤝 Inscrições gratuitas
O evento é realizado pelo Instituto Humanitas e se apresenta como um espaço de partilha, valorização das diferenças e reconstrução de identidades. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site:
✨ Uma celebração da literatura que ecoa as vozes da resistência e da ancestralidade.