Neste domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, realizada em Brasília 🎉. O evento celebrou os 95 anos do Ministério da Educação (MEC) com uma mistura de esporte, saúde e valorização das políticas públicas educacionais 🇧🇷📚.
🎓 Educação como caminho para a soberania
Durante o percurso de 5 km, Lula destacou a importância da educação para o futuro do país:
🗣️ “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano.”
A corrida contou com cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e membros da comunidade. Os percursos foram de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km 🏅.
👏 Medalha simbólica para os educadores
Após completar a caminhada, Lula dedicou a medalha do evento a todos os profissionais da educação:
🎖️ “São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino nessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo.”
🤝 Participação coletiva e ministérios presentes
A iniciativa partiu dos próprios trabalhadores do MEC, que sugeriram a corrida como forma de comemorar os 95 anos da pasta. O evento foi marcado por um forte sentimento de pertencimento e orgulho coletivo.
Além do presidente e da primeira-dama Janja, estiveram presentes os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
📍 Para mais informações, acesse o site oficial da Presidência da República: