A 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade já tem seus protagonistas: foram divulgados os 10 jovens poetas de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana que disputarão o pódio do Concurso Versos de Identidade Ano II 🎤✍️.
🗓️ A apresentação dos poemas será no dia 3 de outubro (sexta-feira), às 15h30, no palco do Largo Quincas Berro D’Água, dentro da programação do Espaço Juventudes. Os versos celebram o tema “Resistir é Festejar”, exaltando ancestralidade, alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político e cultural ✊🏽🎶.
🏆 Os três primeiros colocados receberão troféu, prêmio em dinheiro e livros da literatura negra infantojuvenil. Os finalistas são:
- Anathalia Kiara A. Quadros – Escola Municipal Diácono Fernando Britto
- Arthur O. Santos – Centro de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira
- Camile Vitória E. Souza – Colégio Estadual Nelson Mandela
- Claiton Neres – Colégio Estadual Desembargador Júlio Virgílio de Sant’Anna
- Gabrielly S. Oliveira – Colégio Estadual Teodoro Sampaio
- Luis Alves – Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro
- Paulo César Santos – Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella
- Sthefany A. Costa – Escola Municipal Pedro Paranhos
- Sueli Barboza – Escola Municipal Conselheiro Luiz Viana
- Ysllana Anunciação – Colégio Estadual Cidade de Candeias
💬 “Todos os poemas chegaram com as marcas daqueles que já sabem que não há história única. Escrever também é um ato de resistência para seguir festejando”, afirma a escritora Márcia Mendes, coordenadora pedagógica da Festa, que participou da seleção ao lado da curadora Karla Daniella Brito.
A iniciativa é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, Ministério da Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 🇧🇷.