quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Cinema São Luiz celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com sessão gratuita e acessível de “Seu Cavalcanti”


O Cinema São Luiz, equipamento cultural gerido pelo Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secult-PE/Fundarpe, realiza neste fim de semana uma programação especial com sessões gratuitas, debates e estreias que celebram a diversidade, a inclusão e o protagonismo das periferias. A agenda contempla o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, e a segunda edição do Festival Cine Maré.

No domingo (21), às 16h, será exibido gratuitamente o filme pernambucano “Seu Cavalcanti”, dirigido por Leonardo Lacca. A sessão contará com recursos de acessibilidade como audiodescrição, interpretação em Libras diretamente na tela e legendas descritivas. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco (SJDH) e o Cinema São Luiz, com transporte garantido para usuários do programa PE CONDUZ da RMR, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Timbaúba. A entrada é livre e por ordem de chegada.

A programação começa no sábado (20), com o Festival Cine Maré 2025, que reúne realizadores, artistas e coletivos das culturas negra, indígena e popular da Região Metropolitana do Recife. A partir das 14h30, o público poderá participar de rodas de conversa sobre cinema periférico e narrativas negras. Às 18h, cinco curtas-metragens serão exibidos na mostra competitiva: “Besta Fubana” (Artia), “Retrato Falado” (Maria Rocha), “Atribulado” (HoodBob), “Receptáculo” (Isadora Clemente) e “Ecos do Tempo” (Renato Izaias).

“O Cine Maré nasceu para democratizar o acesso ao cinema, formar realizadoras e realizadores a partir de suas vivências e potencializar narrativas periféricas que muitas vezes ficam invisíveis. É mais do que um laboratório, é um movimento de transformação social e cultural”, afirma Tássia Seabra, diretora geral do festival.

No domingo, a programação segue com a sessão de “Bambi, uma Aventura na Floresta”, às 11h, com ingressos a R$ 5 para todos. Às 14h, será exibido “O Último Azul”, filme de Gabriel Mascaro vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, com entrada gratuita para os participantes dos Jogos da Pessoa Idosa.

Encerrando o fim de semana, às 18h, acontece a mostra “Panoramas do Horror no Nordeste”, com curadoria do crítico Queops Negronski. Serão exibidos sete curtas que exploram o terror nordestino: “Onze Minutos” (Hilda Lopes), “Pop Ritual” (Mozart Freire), “Sob a Pele” (Daniel Bandeira), “Casa Cheia” (Caco Nigro), “Cova Aberta” (Ian Abé) e “Tchau e Benção” (Daniel Bandeira).

Toda a programação oficial pode ser acompanhada pelo perfil do cinema no Instagram: http://instagram.com/cinemasaoluizpe

Acesse:  
Site: http://www.cultura.pe.gov.br  
Instagram: http://instagram.com/culturape  
Facebook: http://facebook.com/culturape  
Flickr: http://flickr.com/fundarpe  
YouTube: http://youtube.com/secultpe