domingo, 17 de agosto de 2025

SODECA critica Prefeitura de Olinda por falta de ações em defesa do patrimônio histórico


Olinda, PE – A Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (SODECA) divulgou uma nota de repúdio contra a Prefeitura de Olinda, em resposta a uma postagem nas redes sociais da gestão municipal em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio. A publicação, que dizia "Minha beleza não está apenas na arquitetura, igrejas e ladeiras, mas nas pessoas que me mantêm viva", foi duramente criticada pela entidade.

A SODECA considerou a mensagem "poética", mas afirmou que ela "não reflete a realidade vivida por aqueles que habitam a Cidade Alta". Segundo a nota, os moradores convivem diariamente com a "falta de respeito da atual gestão para com os moradores e com o próprio patrimônio que deveria ser protegido". A sociedade civil classificou a atitude da prefeitura como uma "contradição dolorosa" entre o discurso oficial e a realidade do Sítio Histórico.

Abandono e degradação
A SODECA denunciou o que chamou de "abandono" e "falta de fiscalização", além da degradação dos espaços e da ausência de políticas públicas eficazes para a conservação da cidade. A nota conclui que “Olinda merece mais do que palavras bonitas: merece cuidado, respeito e ação concreta”, e faz um apelo para que a sociedade civil, instituições de preservação e a população olindense se unam na luta pela preservação do patrimônio.

A entidade reafirmou seu compromisso com a defesa da Cidade Alta e conclamou a todos a se unirem para garantir a preservação do local, que é um Patrimônio Mundial da Humanidade.