domingo, 3 de agosto de 2025

Jaboatão dos Guararapes sedia etapa da Conferência de Promoção da Igualdade Racial


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Governo de Pernambuco, promoveu nesta quinta-feira (31) a etapa intermunicipal da Região Metropolitana do Recife da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR/PE). O evento, realizado na UNIFG, reuniu cerca de 100 participantes, incluindo representantes da sociedade civil, gestores públicos e movimentos sociais.

Com o tema "Igualdade Racial e Democracia: Reparação e Justiça Social", a conferência teve o objetivo de debater os desafios e propor soluções para as desigualdades raciais no estado. A programação incluiu uma palestra magna proferida por Édson Axé, Coordenador de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH).

Durante o encontro, foram eleitos 13 delegados e selecionadas 15 propostas. Essas iniciativas serão levadas para a etapa estadual da V CONEPIR/PE, que acontecerá em agosto e contribuirá para a formulação de políticas públicas de promoção da igualdade racial em todo o estado. 

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Secretário Executivo de Promoção da Equidade Social da SJDH, Marcelo Renan, a primeira-dama de Jaboatão, Andrea Medeiros, e o Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), Erivan Marinho, além de outras lideranças e ativistas.