domingo, 3 de agosto de 2025

Pernambuco sediará Conferência Estadual de Igualdade Racial para debater Reparação e Justiça


O Governo de Pernambuco realizará a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial com o objetivo de fortalecer políticas públicas e construir o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontecerá de 8 a 10 de agosto em Gravatá, no Agreste do estado.

Com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial", a conferência é uma parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, por meio da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES), e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR/PE). A iniciativa busca ser um espaço democrático para discutir, propor e monitorar ações de enfrentamento ao racismo estrutural e promoção da equidade.

Cerca de 250 delegados e delegadas, eleitos em etapas municipais e intermunicipais, participarão do evento. Eles terão a tarefa de debater e aprovar propostas baseadas em três eixos temáticos: Democracia, Reparação e Justiça Racial. O público presencial será restrito a esses delegados, além de membros da comissão organizadora, convidados e observadores. No entanto, o evento terá ampla divulgação, e um relatório final será publicado com todas as propostas e a composição das delegações.

Ao final da conferência, até 15 propostas prioritárias serão selecionadas para serem apresentadas na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá em setembro, em Brasília. Além disso, serão eleitos os 58 representantes de Pernambuco — do setor público e da sociedade civil — que participarão da etapa nacional.