quinta-feira, 10 de julho de 2025

Seplag-PE leva Programa Chapéu de Palha à 25ª Fenearte com ações de cidadania e sustentabilidade

 


A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) marca presença na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com um estande dedicado ao Programa Chapéu de Palha. A iniciativa, que beneficia cerca de 20 mil famílias em 95 municípios do estado, estará em destaque até o encerramento da feira, no dia 20 de julho.

Coordenado pela Seplag-PE, o Chapéu de Palha atua nos segmentos da cana-de-açúcar, fruticultura e pesca artesanal, com um investimento anual superior a R$ 30 milhões. Durante a Fenearte, o estande oferece ao público informações detalhadas sobre o funcionamento do programa, seus critérios de acesso e os impactos sociais gerados nas comunidades atendidas.

Além da divulgação institucional, o espaço promove uma ação ambiental em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, a Compesa e o Complexo Industrial Portuário de Suape. Serão distribuídas gratuitamente cerca de 2 mil mudas de mais de 20 espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Pitanga, Cajá, Biriba e Massaranduba.

🌱 Sustentabilidade e prestação de contas

Para o coordenador do Chapéu de Palha e gerente-geral de Articulação Institucional da Seplag-PE, Marcos Alves, a participação na Fenearte é uma oportunidade de aproximar o programa da população. “A presença do Chapéu de Palha na feira comunica nossas ações, fortalece a transparência e presta contas à sociedade. Já a distribuição das mudas contribui para a sustentabilidade e se torna uma grande atração para os visitantes”, destacou.

O estande está localizado próximo à Praça de Alimentação da Fenearte e conta com uma ambientação que homenageia os trabalhadores beneficiados pelo programa, valorizando suas culturas e modos de vida.

A Fenearte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina, celebra em sua 25ª edição o tema “A Feira das Feiras”, homenageando sua própria trajetória e as raízes do artesanato popular brasileiro. O Governo de Pernambuco investiu R$ 15 milhões na realização do evento, que reúne milhares de expositores e visitantes de todo o País.