segunda-feira, 21 de julho de 2025

6ª Feira do Cordel Brasileiro divulga programação completa com shows, recitais e oficinas na CAIXA Cultural Fortaleza



Fortaleza, Ceará – A 6ª Feira do Cordel Brasileiro, que acontece na CAIXA Cultural Fortaleza entre os dias 26, 27 e 31 de julho e 01, 02 e 03 de agosto de 2025, acaba de divulgar sua programação completa. O evento promete mergulhar o público no universo da literatura de cordel com uma agenda repleta de shows, recitais, palestras, oficinas e a tradicional feira de cordéis e artesanato.

As atividades se dividirão em três espaços principais: o Palco Mestre Lucas Evangelista (CE), no Teatro; o Terreiro Mestra Josenir Lacerda (CE) / Palco Mestre J. Borges (PE), no Pátio Externo; e o Memorial Escritor Ribamar Lopes (MA), na Sala Multiuso.
Destaques Musicais e Literários no Palco e Pátio
A programação musical inicia no primeiro fim de semana. No sábado, 26 de julho, às 20h, o Teatro da CAIXA Cultural receberá o show “Brasilidades”, de Marcelo Di Holanda e Mateus Farias (CE). No domingo, 27 de julho, às 19h, é a vez do aclamado Chambinho do Acordeon (SP) apresentar o espetáculo “Nos Passos do Rei Luiz”.

A partir de 31 de julho, as atividades se intensificam, com a Solenidade de Abertura da 6ª Feira do Cordel Brasileiro às 17h no Pátio Externo. O evento contará com a presença do Mestre Klévisson Viana (CE), curador da Feira e Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, além de autoridades e convidados como Adiel Luna (PE), Ilza Bezerra (PI) e Maria Alice Amorim (PE). No mesmo local, será aberta a Feira de Cordéis, Livros, Artesanias e Gastronomia, que funcionará até 03 de agosto.

O Pátio Externo será palco de uma série de recitais e shows ao longo dos dias. Na quinta-feira, 31 de julho, após a abertura, Breno de Holanda (PE) e Francine Maria (CE) se apresentam, seguidos por declamações de Mestres como Chico Pedrosa (PB), Evaristo Geraldo da Silva (CE), Paulo de Tarso (CE) e Eudes Sousa (PI). A noite culmina com um show de repente dos Mestres Zé Viola (PI) e Geraldo Amâncio (CE).

A sexta-feira, 01 de agosto, no pátio, traz "Maria Andanças em busca da Poesia" com Rejane Nascimento (CE) e Uiara Garcia (CE), o espetáculo “Verso & Rabeca” de Rafael Brito e Banda (CE), e um show de repente com Guilherme Nobre (CE) e Mestre Oliveira de Panelas (PE), finalizando com uma aula-espetáculo dos Mestres Bule-Bule (BA) e Adiel Luna (PE).

No sábado, 02 de agosto, o pátio externo terá programação infantil com o espetáculo “Bruxa Má contra a Natureza Encantada” e a exibição do filme "Noite das debulhas ou como nascem as histórias". À noite, o Teatro recebe um dos momentos mais aguardados: o Recital de Antônio Nóbrega (PE) às 20h30.

O encerramento no pátio, no domingo, 03 de agosto, promete ser vibrante, com o “Projeto Maracatu Cordel homenageia 45 anos do Maracatu Vozes da África”, recitais de Evandro Aquino (CE), Fabiane Ribeiro (MA) e Matheus Ferreira (SP), e shows do Coletivo Luminô (CE) e de Daniella Campelo com “Forró como Antigamente”.

Exposição, Palestras e Oficinas na Sala Multiuso

O Memorial Escritor Ribamar Lopes (MA), na Sala Multiuso, abrigará a exposição "Quando o Sertão Virou Verso: Antônio Conselheiro e Canudos na Literatura de Cordel", aberta diariamente de 31 de julho a 03 de agosto, a partir das 10h.

Palestras enriquecerão o debate sobre a literatura de cordel. Na sexta-feira, 01 de agosto, às 15h, Eleuda de Carvalho (CE) e Bruno Paulino (CE) apresentam “A Saga de João Melchíades entre Canudos e a Pedra do Reino”, seguida pela palestra “A Tipografia São Francisco e sua história” com a Dra. Rosilene Melo (PB). No sábado, 02 de agosto, às 16h, a Dra. Edilene Matos (BA) discute “Novos diálogos: por um cordel remoçado”.

A feira também oferecerá oportunidades de aprendizado prático. No sábado, 02 de agosto, às 14h, o Mestre Francorli (CE), Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, ministrará uma Oficina de Xilogravura. No domingo, 03 de agosto, às 14h, Julie Oliveira (CE) e Rouxinol do Rinaré (CE) conduzem a oficina "Cordelizando", culminando com o lançamento do cordel “O Imperador Que Me Fez Imperador”, de Rodrigo Passolargo (CE), às 16h30.

A 6ª Feira do Cordel Brasileiro é uma oportunidade imperdível para o público de todas as idades vivenciar a riqueza e a diversidade da cultura popular nordestina. A CAIXA Cultural Fortaleza está localizada na Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. A entrada é gratuita para todas as atividades.