sábado, 3 de maio de 2025

Exposição "Lá Vêm Elas" destaca resistência e arte de mulheres com deficiência no Recife

O Recife recebe a partir deste sábado, 4 de maio, a exposição "Lá Vêm Elas", que traz o protagonismo e a potência das artistas com deficiência. Em cartaz no Museu do Homem do Nordeste até 1º de junho, a mostra apresenta nove vídeos que combinam depoimentos e performances, além de painéis com textos e ilustrações.

A exposição reúne nomes como Amanda Lyra (SP), Ana do Vale (PB), Carolina Teixeira (RN), Daisy Souza (BA), Kilma Coutinho (PE), Moira Braga (RJ), Mona Rikumbi (SP) e Rayssa Tiger (PA). Essas mulheres utilizam seus corpos, sons, palavras e gestos para desafiar padrões e reivindicar acessibilidade e inclusão nos espaços culturais.

Idealizado pelos estúdios Festum e Folguedo (RJ), o projeto integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023. A curadoria é assinada pela Folguedo e Lucília Machado, jornalista, mestra em Diversidade e Inclusão, ativista e presidenta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

O título da mostra reflete uma vivência da curadora. Em diversas reuniões, Lucília ouvia a expressão "Lá vem ela...", dita com inquietação diante de novas demandas. O projeto transforma essa frase em um símbolo de resistência e afirmação, reforçando a força e a persistência de mulheres com deficiência na arte e na sociedade.

A exposição acontece na Galeria Waldemar Valente, com entrada gratuita e acessibilidade ampla, incluindo audiodescrição, Libras, legendagem, textos em braille e equipe de mediação capacitada.

Serviço:
Data de abertura: 4 de maio, às 16h
Local: Galeria Waldemar Valente (Museu do Homem do Nordeste – Fundaj Casa Forte – Avenida 17 de Agosto, nº 2187)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada: Gratuita
Mais informações: @folguedo