A cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, contará com um esquema especial de segurança durante as comemorações dos 43 anos de emancipação. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, montou uma operação integrada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), que inclui um efetivo de 600 policiais militares, 30 policiais civis e 100 guardas civis municipais.
Pela primeira vez em eventos do município, a Guarda Civil Municipal atuará com videomonitoramento e um sistema de rádio integrado com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Centro Integrado de Operações (CIODS). Além disso, a cidade terá o reforço de uma Delegacia Móvel, instalada próximo à Praça de Eventos, garantindo atendimento mais ágil à população.
Segundo o prefeito Diego Cabral, a iniciativa visa oferecer tranquilidade e segurança para moradores e visitantes que pretendem prestigiar os shows em frente ao Camará Shopping. A operação inclui barreiras de controle urbano para impedir a entrada de armas, garrafas de vidro e coolers de bebida na área de apresentações.
A Polícia Militar também ampliou seu efetivo, destacando unidades especializadas como o Regimento de Polícia Montada, a Companhia de Policiamento com Motocicleta e os batalhões Rodoviário e Radiopatrulha. Além do patrulhamento a pé e motorizado, três plataformas elevadas de observação serão instaladas na Praça de Eventos, garantindo uma visão estratégica da movimentação do público.
O secretário de Segurança Pública, coronel Rossini, ressaltou que o número de câmeras de videomonitoramento foi ampliado em 100% para a festa, permitindo um acompanhamento em tempo real por meio da Central 153. “Nosso foco é garantir uma celebração segura e organizada, com resposta rápida a qualquer ocorrência”, destacou.
As festividades seguem até domingo (18/05), trazendo atrações nacionais e locais, e consolidam Camaragibe como um dos principais polos culturais da região.