sexta-feira, 7 de junho de 2024

Presidente do Simepe recebe o Título de Cidadão do Recife


Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (05/06), a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão do Recife ao presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Walber Steffano. A solenidade, no plenário da Casa de José Mariano, foi uma iniciativa do vereador Tadeu Calheiros, e contou com a presença expressiva de familiares, profissionais médicos (as), além de representantes das principais entidades médicas e órgãos de saúde do Estado. A vereadora Ana Lúcia presidiu a solenidade. 

Natural de Fortaleza (CE), Walber Steffano mudou-se para o Recife em 2002, logo após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Na capital de Pernambuco, realizou a residência em Pediatria; trabalha no Real Hospital Português desde 2005 até os dias atuais.

De forma bastante objetiva, determinada e participativa, ele construiu uma carreira dedicada às entidades e representações médicas, ocupando cargos no Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Demonstrou ao longo dos anos ser uma liderança em defesa dos direitos e reivindicações da categoria médica.

“Um médico que luta pelos ideais de uma medicina melhor, pautada na ética, responsabilidade e no respeito a profissionais e pacientes, Walber não se esquivou ao chamado para somar em prol do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. No Sindicato, desde 2012 vem acumulando experiências e conhecimentos, bem como admiração e respeito entre os colegas da profissão”, enfatizou Tadeu Calheiros em seu discurso de homenagem.“

Em pouco mais de uma década, Steffano ocupou os cargos de diretor de saúde suplementar, diretor jurídico e de relações institucionais, além da vice-presidência, sempre encabeçando lutas históricas e que garantiram avanços e direitos fundamentais para a categoria. Em 2022 foi aclamado ao cargo de presidente da entidade.

A cerimônia foi marcada por discursos de diversas autoridades presentes. Na tribuna, pronunciaram-se a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti; o presidente do Cremepe, Mário Jorge Lobo; e o presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM), Hildo Azevedo. Além dessas personalidades, também fizeram parte da mesa de honra do evento a presidente da Unimed Recife, Maria de Lourdes Correia de Araújo, e o presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Bento Bezerra.

Após a entrega do Título de Cidadão do Recife e da respectiva Medalha, Walber Steffano ocupou a tribuna para expressar gratidão a todos presentes. A emoção e o reconhecimento foram dedicados aos familiares, colegas, amigos, colaboradores e a união das entidades médicas de Pernambuco, foi um dos pontos pilares de seu discurso.

“É com imensa alegria e gratidão que recebo a honra de ser agraciado com o Título de Cidadão Recifense. Este momento é extremamente especial para mim e representa o reconhecimento a uma jornada dedicada ao serviço à nossa querida cidade do Recife”, pontuou o presidente do Simepe. 

Ele fez questão ainda de ressaltar: “Este Título não é apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas, sim, uma celebração da generosidade, da acolhida e do espírito solidário do povo recifense. Recife, com suas pontes e rios, é uma metáfora perfeita da união e do encontro de culturas e histórias que formam a identidade desta cidade vibrante e acolhedora”,