sábado, 23 de março de 2024

Confira a programação da Semana Santa e Páscoa dos Anglicanos no Recife

 
A Província da Igreja Anglicana no Brasil, Diocese do Recife, divulgou as solenidades da Semana Santa e da Páscoa para 2024, durante a caminhada "Ele Vive", nas ruas do bairro do Espinheiro, nesta manhã de sábado, 23.03.

As celebrações vão acontecer na Paróquia Anglicana Zona Norte, na rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro. 

“O ponto alto das celebrações será a encenação teatral, Auto de Páscoa com o tema: “Foi na Cruz”, no domingo, 31 de março, às 18:30h”, revela o Rev Geison Vasconcellos, Reitor Anglicano. 

A Semana Santa, para os cristãos, é uma celebração que ocorre durante a semana que antecede o Domingo de Páscoa, começando no Domingo de Ramos. Momento de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Confira a programação completa:

Celebração do Domingo de Ramos
Data: 24 de março de 2024
Hora: 10h e 17h
Local: Igreja Anglicana Zona Norte

A celebração do Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus, em Jerusalém, aclamado pela multidão para na sequência ser preso e crucificado. O Templo se revestirá de folhas de palmeiras, que posteriormente serão queimadas e transformadas em cinzas para uso na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano.

Renovação dos Votos Ministeriais e bênção dos Santos Óleos (Diocese)

Data: 27 de março de 2024
Hora: às 20h
Local: Diocese do Recife (Catedral Nacional Anglicana, Av Bernardo Vieira de Melo, 1200, Piedade)

Culto de renovação do compromisso de servir na obra por todos os clérigos. Renovarão os votos: 44 ministros ordenados, 20 ministros locais e 15 postulantes às sagradas ordens. Os óleos abençoados servirão para o sacramento do batismo, que é uma ordenança do próprio Jesus Cristo, segundo a tradição bíblica, além do rito da crisma e unção dos enfermos.


Cerimônia da Instituição da Ceia e Lava Pés

(QUINTA-FEIRA SANTA)
Data: 28 de março de 2023
Hora: 20h às 21:30h
Local: Igreja Anglicana Zona Norte

A Instituição da Santa Ceia é a celebração do momento em que Jesus se apresentou como o Cordeiro Pascal. É o início da celebração do sacramento da Eucaristia, sendo a transição da Ceia Judaica (da antiga aliança para a nova aliança, que é a Eucaristia). Na ocasião, também haverá a cerimônia dos “Lava-pés”, simbolizando o chamado ao serviço e o amor ao próximo, ponto alto dos evangelhos. No final da solenidade, uma pessoa da comunidade será chamada para representar os paroquianos no “Lava-pés”.


Vigília das 7 Palavras da Cruz (SEXTA-FEIRA SANTA)

Data: 29 de março de 2023
Hora: 18h às 20h
Local: Igreja Anglicana Zona Norte

A chamada “Vigília das 7 Palavras da Cruz”, pressupõe reflexões baseadas nas últimas palavras de Cristo na Cruz, que retratam a entrega de Jesus e consumação do plano de Salvação. A “Vigília” é o ato mais emocionante da celebração da Semana Santa na Igreja Anglicana, intercalando as mensagens de Cristo na Cruz com louvores e dança. 

Segundo a tradição, as 7 palavras da Cruz, são:

1ª Palavra da Cruz - Lucas 23:33-34
Pai, perdoa-lhes eles não sabem o que fazem
2ª Palavra da Cruz - Lucas 23:39:43
Em verdade vos digo que ainda hoje estarás comigo no paraíso…
3ª Palavra da Cruz – João 19:25-27
Mulher eis aí teu filho…, eis aí a tua mãe 
4ª Palavra da Cruz – Mateus 27:45-46
Deus Meu Deus Meu!!! Porque me desamparaste?
5ª Palavra da Cruz – João 19:28
Tenho sede…
6ª Palavra da Cruz - João 19:29-30
Está Consumado…
7ª Palavra da Cruz - Lucas 23:44-46
Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.

Sábado do silêncio

Data: 30 de março de 2024
Não haverá celebração nas paróquias, pois é um tempo de introspecção pela morte de Jesus

No domingo, 31 de março de 2024, haverá diversas celebrações da Páscoa.

O Culto da Ressurreição (06h) - Celebração da Ressurreição de Cristo no horário em que as mulheres foram visitar o túmulo e estava vazio.
O Culto de Páscoa (10h) - Celebração de gratidão pela redenção e nova vida com a ressurreição.
O Auto de Páscoa (18:30h) - O ponto alto da celebração da Páscoa, será a encenação do Auto de Páscoa com o tema: “Foi na Cruz”, que reunirá 220 paroquianos, 30 atores amadores e 40 pessoas de apoio e logísticas. O espetáculo terá 1h30min de duração, que também contará com a participação de um coral de crianças da comunidade, além de danças e louvores. O Auto de Páscoa encenará a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, através de uma linguagem lúdica e de fácil acesso a todo o público. Ao final, a ressurreição do Cristo transmitirá uma mensagem de fé, paz e esperança, diante de uma um caótico com guerras e conflitos.  

Após a páscoa, pela tradição do calendário litúrgico, a Igreja viverá o tempo de preparação para o Pentecostes, quando segundo a bíblia, o Espírito Santo desceu entre os apóstolos. O Dia de Pentecostes cairá após 50 dias do domingo de páscoa. 

HISTÓRICO – A Igreja Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, faz parte da Diocese do Recife, que tem como Bispo e Primaz da província brasileira, Dom Miguel Uchôa. O anglicanismo é um ramo histórico e reformado da Igreja. Os Anglicanos têm suas raízes na Grã-Bretanha, onde se situa a Inglaterra, cuja região central é denominada de Anglia, a terra dos anglos. A Diocese do Recife foi acolhida por províncias anglicanas de todo o mundo como parte da FCA – Fellowship of Confessing Anglicans.

SERVIÇO:
Igreja Anglicana
Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro