sexta-feira, 22 de março de 2024

Como tratar cabelos fracos e com queda?


A queda de cabelos é uma condição considerada normal, mas há uma variação entre a troca capilar natural e a exacerbada, que pode ser tratada em consultórios dermatológicos. Também existe a possibilidade de o cabelo estar passando por um processo de fragilidade devido a exposição a produtos químicos e até o calor. Outros fatores podem ocasionar uma queda momentânea, como o estresse. Cada caso precisa ser analisado individualmente, porém há recomendações gerais de especialistas em cabelos. Saiba quando é preciso consultar um médico e o que pode ser feito em um salão e em casa para cuidar dos fios.

De acordo com o dermatologista formado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Lucas Pacheco, existe a queda normal de cabelo diária, que varia entre 100 a 150 fios, e a queda aumentada, quando há um volume maior de cabelos caindo, especialmente ao tomar banho ou no ato de pentear os fios. Pós-graduado em doenças do cabelo e couro cabeludo pelo Instituto Azulay, no Rio de Janeiro, Pacheco explica que em consulta médica são realizados alguns testes para identificar o aumento da queda de cabelo. “Utilizamos um aparelho chamado dermatoscópio para avaliar a haste capilar e o couro cabeludo, além disso, também fazemos o teste de puxão para identificar a quantidade de cabelo que está caindo”, detalha.

O médico alerta que o uso de suplemento vitamínico nem sempre é a solução. “A deficiência de vitamina b12 e biotina pode provocar queda capilar, mas a reposição é indicada apenas em casos de real deficiência dessas vitaminas, que pode ser identificada em exames laboratoriais. A reposição deve ser individualizada, pois quando realizada de forma indiscriminada pode gerar intoxicação no paciente”, afirma o dermatologista. A investigação da causa passa por fatores inclusive psicológicos. “Existe um tipo de queda de cabelo chamado de “eflúvio telógeno” que pode ser desencadeado em situações de estresse emocional importante. Geralmente essa condição dura entre três a seis meses, e depois, há recuperação da queda de cabelo”, conta.

Em se tratando de serviços de beleza que podem auxiliar no processo de recuperação dos cabelos após tratamento médico ou quando a causa não é biológica, o Stylebar Boa Viagem disponibiliza diferentes opções. “O calor e o uso de ar-condicionado (que rouba a umidade) no dia a dia acaba ocasionando danos no fio, então, o ideal é sempre fazer hidratação para que o cabelo fique mais maleável e cresça saudável”, explica a gerente do estabelecimento, Juliana Heines. “A hidratação nada mais é do que reposição de água no fio, esse procedimento é indicado para que ele tenha mais maleabilidade e evite se partir ou quebrar”, explica. “Mesmo quando o cabelo não está tão danificado, ele tem sempre necessidades específicas a serem tratadas como para quem faz pintura, luzes ou outros procedimentos químicos, como alisamento ou progressiva”, completa.

O cronograma capilar pode ser uma das alternativas para melhorar o aspecto dos cabelos. “A química pode provocar um dano intenso na estrutura do fio e isso pode acarretar uma quebra dos fios, que provoca a queda de cabelo”, diz Lucas Pacheco. Além disso, o uso de produtos com ingredientes naturais em casa também é uma das propostas do Stylebar, que oferece - e usa no salão - cosméticos exclusivos elaborados pela Farmaervas, com 80 anos de experiência no ramo. Produzidos em material reciclável, a linha é totalmente vegana, 100% natural e não testada em animais. “Para cabelos mais ressecados ou com luzes indico o “triplo blend”, que são shampoo e condicionador extremamente hidratantes e que vai manter a hidratação dentro do fio, ajudando também nos resultados dos procedimentos resultando em um cabelo mais reparado e hidratado”, recomenda Heines.

SERVIÇO:
CLÍNICA THEREZA PACHECO
Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 910, sala 202
Contato: (81) 996580000 (Whatsapp)
Instagram: @clinicatherezapacheco
STYLEBAR BOA VIAGEM
Endereço: Rua Antônio Falcão, 551 – Boa Viagem
Funcionamento: De segunda a sábado das 8h às 20h; Domingos e feriados das 9h30 às 17h.
Contato para agendamento: 81 99302.7875 (WhatsApp)
Instagram: @stylebar_boaviagem