segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Vitória de Santo Antão-PE firma parceria com Instituto Banco Vermelho e reforça compromisso no combate à violência contra a mulher


 Em conexão com iniciativas mundiais de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, a Prefeitura da Vitória de Antão-PE celebra parceria com o Instituto Banco Vermelho. Por meio da iniciativa, o município reforçará sua política educativa junto à população, realizando no próximo dia 09 (sexta-feira) inauguração da instalação de um banco vermelho gigante na cidade. A ocasião contará com a presença da Governadora do Estado, Raquel Lyra; do Prefeito Paulo Roberto; da Deputada Federal Iza Arruda e da Secretária Estadual da Mulher, Thaís Xavier, entre outras autoridades.

“Escolhemos Vitória de Santo Antão para ser a segunda cidade brasileira a receber o nosso movimento e estamos imensamente felizes com a receptividade do município, por meio da Secretaria da Mulher. Só reforça que a gestão está comprometida em agir com eficiência e celeridade com relação à pauta. É imprescindível contarmos com apoio das gestões púbicas para que possamos chegar de forma ainda mais eficiente junto da população, nos âmbitos municipais e estaduais”, pontua Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

Em um manifesto urbano de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, a iniciativa é um convite à sociedade vitoriense para a necessidade de novos comportamentos diante da figura feminina, propondo a quebra de ciclos históricos da violação dos direitos das mulheres. No município, o projeto contará com instalação urbana localizada na Praça Severino Ferrer, na Av. Silva Jardim, (Matriz). A intervenção contará com ilustração em homenagem à Mirella Sena, vitoriense e vítima de feminicídio.
O evento de lançamento contará ainda com programação cultural gratuita. Na grade, apresentação de orquestra e do bloco Lisbela.

PAUTA DA MULHER NO MUNICÍPIO - A Secretaria Executiva da Mulher desenvolveu o “Pacto de Apoio à Mulher Vitoriense”, reunindo órgãos e instituições públicas e privadas em uma grande e operante rede. A inicia atua em unidade em prol das mulheres e suas famílias, a fim de protegê-las e impulsiona-las a assumirem o seu lugar em igualdade de direitos. A rede organizada e harmônica se reúne trimestralmente, além de contar com um grupo de WhatsApp, que quebrou paradigmas, composto por juízes, promotores, defensores públicos, delegada e demais representantes das principais instituições públicas e privadas, desburocratizando todo o acesso aos poderes judiciário, executivo e legislativo, e trazendo notória celeridade a todos os casos, processos e procedimentos.

Também foi criado o Lisbela nas Escolas com o fim de dissipar a cultura machista e construir, através da educação das futuras gerações, uma nova de respeito e igualdade entre todos os seres humanos. De forma lúdica e com uma abordagem acessível e pedagógica, as crianças e adolescentes aprendem sobre empatia e amor ao próximo, refletindo que não há superioridade entre os gêneros, mas parceria e cumplicidade; que não há estereótipos melhores que outros, mas que devemos acolher as diferenças com respeito e fraternidade.

Através do ‘Vitória com Elas’ há a união do poder público e a sociedade civil por meio da reunião de mulheres que se destacam na sociedade da Vitória e que almejam discutir sobre políticas públicas femininas e trabalhar em prol de todas, especialmente das que mais precisam.

 A partir desta união, a Secretaria Executiva da Mulher fez nascer o ‘Empresa Amiga da Mulher’, onde conta com a doação gratuita e voluntária de empresas da cidade para execução de ações e projetos para as vitorienses, a exemplo do ‘Resgatando o meu eu em mim’, projeto que tem como objetivo promover o resgate da autoestima e da identidade da mulher vítima de violência doméstica, através de um dia de beleza, concluído com uma sessão de fotos em um estúdio profissional, sendo a culminância uma exposição fotográfica.

BANCO VERMELHO – As iniciativas no Brasil são lideradas pelas pernambucanas Andrea Rodrigues e Paula Limongi, presidente e diretora de Marketing do Instituto Banco Vermelho. O projeto conta com a chancela do Stati Generali Delle Donne, uma coordenação permanente de enfrentamento contra a violência contra a mulher, que iniciou o projeto em 2016, na Itália. O movimento expandiu globalmente e conta com instalações em diversos países, como Espanha, Áustria, Austrália e Argentina.

INSTITUTO BANCO VERMELHO | @bancovermelho
Inauguração Vitória de Santo Antão
Data: sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024.
Horário: 16h.
Local: Praça Severino Ferrer, Av. Silva Jardim, Matriz, Vitória de Santo Antão – PE.
SIGA @bancovermelho