quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Projeto Viva – Arte, Sustentabilidade e Bem-Estar.


O Instituto Materialize Ideias lança a “Expo Viva”, a primeira exposição do Projeto Viva – Arte, Sustentabilidade e Bem-Estar.
Na primeira edição do projeto, foram beneficiados, aproximadamente, 200 moradores com faixa etária de 17 a 70 anos das comunidades de Gaibu, Sítio Tomás, Vale da Lua, Vila de Nazaré, Paraíso, Suape, Tiriri, Mangueirinha e Enseada dos Corais, através de oficinas de arte sustentável, alimentação saudável e respiração consciente, de conexão com a natureza e bem-estar integral.

No total, ministramos nove oficinas: Bordando Lixo, Couro de Algodão, Biodiversidade das Pancs, Alimentação Não Convencional, Alimentação Biogênica, Biodiversidade das Pancs - Plantas Alimentícias Não Convencionais, Artesanato Criativo, Embalagens Ecológicas e Farmácia Natural Caseira.
A campanha consiste em arrecadar fundos para a realização de diversas oficinas, no intuito de gerar oportunidade e impacto social à população local, a fim de mudar o foco de uma situação de vulnerabilidade, que atinge muitos jovens brasileiros, para um cenário artístico, sustentável e com uma perspectiva de mudanças positivas para esses jovens das comunidades e áreas de periferias e do litoral da cidade do Cabo de Santo Agostinho.

O Lançamento acontece no Palácio da Cultura, no Centro, no dia 31 de janeiro às 15 horas, com uma exposição fotográfica de Magda Silva, uma das idealizadoras do projeto e membro do instituto, com o resultado das oficinas da primeira edição do projeto com o apoio institucional da Secretaria Executiva do Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo, realizada em 2022. O evento contará com a participação de arte educadores, participantes das oficinas, artistas e convidados.
Através da captação na plataforma Apoia-se e site do instituto, o público em geral, empresas e instituições, poderão contribuir e acompanhar os resultados do trabalho a ser executado por artistas, ambientalistas, educadores e ativistas do bem, para se formar uma rede de apoio perene e participativa. Ao apoiar o projeto o colaborador fará parte dessa rede de solidariedade, com transparência e parceria.

“Cada pequena contribuição é um passo em direção a um futuro mais seguro, mais justo e mais sustentável”, declarou a presidenta do Instituto Materialize Ideias, Enaile Lima, que vem buscando apoios e parcerias, para as ações da instituição. A rede de apoiadores contará com cotas de valores que cabem em todos os orçamentos, facilitando assim as colaborações, com valores democráticos e viáveis.

O Instituto almeja alugar uma sede, um local que não apenas servirá de base para os projetos sociais, mas também será um centro de operações para expandir as ações nas comunidades. Parte desses fundos será direcionada para cobrir as despesas mensais essenciais para a instituição e para a contratação de profissionais e arte educadores sociais, além de matéria prima para as aulas a serem ministradas, em um formato que contempla arte sustentável, alimentação consciente, biodiversidade, natureza e bem-estar. 

Tendo como um dos pontos centrais a redução do impacto ambiental, adotando processos educacionais que viabilizem o despertar da importância da aplicabilidade de ações cotidianas, desde a reciclagem de embalagens, ao consumo de alimentos mais saudáveis, assim como a conscientização do cuidado com a natureza, do corpo e da mente. Através da arte sustentável, da criatividade, da economia criativa, da educação ambiental e do bem-estar integral, gerar impacto social no município do Cabo de Santo Agostinho.

Nesta segunda versão do projeto, e, a partir desta campanha, o instituto irá realizar mais um conjunto de dez oficinas gratuitas, para adolescentes a partir de 12 anos e jovens com até 29 anos. Nesta edição, a proposta visa não só promover a criatividade através das oficinas de arte sustentável, música, teatro, mas também a educação ambiental e a consciência para o autocuidado do ser integral através das oficinas de alimentação saudável, de respiração consciente e conexão com o meio ambiente e a natureza, além da preparação destes jovens no mercado de trabalho com oficinas de empreendedorismo para economia criativa, social e sustentável.

Oficinas
Bordando Lixo: Oficina de bordado à mão livre e upcycling têxtil, como geração de renda sustentável.

Couro de Algodão: Oficina de reciclagem de tecidos de algodão usados e transformados em textura de couro artesanal, para confecção de objetos de arte e produtos utilitários para geração de renda sustentável.

O Despertar Teatral: Oficina de teatro, para o despertar nas artes cênicas, como ferramenta de combate à violência.

Expressão Tátil: Oficina de modelagem em argila.

Estamparia Criativa: Oficina de estamparia artesanal, com ênfase em confecção de carimbos desenvolvidos a partir de elementos da natureza.

Saboaria Sustentável: Oficina de saboaria artesanal, para comercialização de produtos feitos pelos alunos.

Sopro Criativo: Oficina de introdução musical a partir da construção de pífano com canos de PVC.

Fotografia de Natureza e Cordel: Fotografia de Natureza com celular e Literatura de Cordel.

Conexão Viva: Oficina de educação alimentar, autocuidado e consciência ambiental.

Empreenda Sua Criatividade: Oficina de Educação Financeira na Economia Criativa.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DA CAMPANHA APOIA-SE DO INSTITUTO MATERIALIZE IDEIAS
DATA: 31/01/2024
LOCAL: PALÁCIO DA CULTURA- CENTRO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
HORÁRIO: 15h

Link da Campanha: https://apoia.se/projetoviva
Link da ONG: https://https://institutomaterializeideias.org.br.org.br