quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Vai correr? Busque antes a orientação de um ortopedista!



O médico Francisco Couto, ortopedista especializado em doenças que afetam o joelho e atualmente presidente do V Congresso de Ortopedia e Traumatologia, que está acontecendo no Recife até sábado (16/09), comenta que a corrida está cada vez mais no gosto dos pernambucanos, sejam amadores ou atletas. Ele ressalta, no entanto, que, antes de iniciar essa atividade, é preciso que o corpo esteja preparado, porque o joelho, por exemplo, será uma articulação muito exigida e a cartilagem fica cada vez mais desgastada, com o avançar da idade.

Assim, um passo inicial importante é atentar à escolha do tênis, que deve ter muito amortecimento, e também realizar os alongamentos necessários antes e depois da atividade. "É importante, ainda, que o ortopedista avalie sua PISADA, para ver se há algum problema a ser corrigido, pois esta, juntamente com o excesso de corrida, pode ser a causa de dor no joelho", reforça Francisco Couto.

👉A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Nacional vem alertando os corredores de que a dor ou incômodo no joelho não é apenas um sinal de que o treino foi excessivo, mas pode ser indicação de alterações no alinhamentos dos membros inferiores, como por exemplo o joelho valgo – com aproximação das articulações e afastamento dos pés – ou de joelho varo – com arqueamento das pernas, que leva à projeção das articulações para fora.

👉V CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA ACONTECENDO NO RECIFE! Nesta edição, o foco está nas patologias traumáticas e degenerativas em todas as subespecialidades e áreas de atuação, e com uma visão multidisciplinar. O evento está acontecendo nos até sábado, 16 de setembro, no Beach Class Convention by HÔM, em Boa Viagem.