terça-feira, 19 de setembro de 2023

Empresa pernambucana lança curso livre de produção cultural e economia criativa nesta quarta-feira, 20


Uma iniciativa inédita da empresa pernambucana, Liga Criativa - especializada no ramo de gestão e produção cultural no Nordeste, há, pelo menos, 14 anos, e que tem à frente a empreendedora, Eliz Galvão, promete impactar o cenário de ensino e aprendizagem de pessoas, artistas, grupos e instituições culturais de todo o Brasil, interessadas em aprender sobre o setor da economia criativa. É que a partir desta quarta-feira (20), a instituição lança, com apoio do Sebrae Pernambuco, o primeiro curso livre, no formato de websérie. A formação, que tem por título: “Viabilizando Sonhos Culturais”, pretende difundir um conjunto de conhecimentos sobre várias áreas da produção cultural, de forma prática, acessível e com fácil linguagem. 

O conteúdo poderá ser acessado, gratuitamente, por meio do Instagram, YouTube, Telegram, Facebook e Site da Liga Criativa , a partir das 18h . A websérie contará com janela de Libras e legenda, para pessoas com deficiência. Na mesma data será realizada uma oficina gratuita, on-line, às 14h, para apresentar, em primeira mão, detalhes sobre as temáticas abordadas nos vídeos. Ato marca o lançamento da websérie. 

A websérie, dividida em 05 episódios, que tem como objetivo ser um apoio para artistas independentes, produtores culturais, empreendedores culturais e criativos, gestores públicos ligados às áreas de cultura e turismo, estudantes de áreas ligadas às artes e comunicação, microempreendedores individuais, por exemplo, traz uma vasta abordagem de conteúdo. O material poderá ser acessado, de graça, pelo público sempre às quartas-feiras, a partir das 18h. 

Entre os temas propostos estão: (20/09) - Aula 1 - Elaboração de Projetos: Qual a diferença entre ideias e projetos culturais? Vamos entender os principais pontos da elaboração de um projeto e a importância de aprendermos a elaborar os nossos. Já no dia (27/09) é a vez da Aula 2 - Captação de recursos de forma descomplicada. Aprenderemos como obter financiamento de diferentes fontes e maneiras para construir um projeto sustentável. 

Em seguida, no dia 04 de outubro, a websérie apresenta: Aula 3 - Gestão de Projetos - Vamos facilitar a administração do seu projeto, da aprovação até a execução. Como gerir de forma consistente com dicas sobre documentações e termos técnicos. Seguido, no dia 11, pela Aula 4 - Empreendedorismo Cultural: Formalização, registro de marca, finanças e ferramentas que irão te auxiliar a empreender na cultura e transformar paixão em negócio. Encerrando dia 18, do mesmo mês, com a Aula 5 - Economia Criativa - Vamos explorar os setores da Economia Criativa, destacando sua importância, potencial de crescimento e diversidade social.

A websérie “Viabilizando Sonhos Culturais”, que tem como principal aliada a internet, promete atravessar as fronteiras pernambucanas, garantindo que as informações geradas em cada vídeo tenham alcance e visibilidade no cenário nacional e internacional. “O nosso desejo é conectar pessoas através da cultura, fortalecer os empreendimentos criativos e trazer oportunidades de crescimento profissional, estão entre as premissas da Liga Criativa” conta a idealizadora do projeto, Eliz Galvão. 

Para ela, ter parcerias importantes nesta ação só reforça o propósito da marca. “Assim como o SEBRAE, a Liga Criativa também acredita no empreendedorismo e na capacidade e força do nosso povo em empreender. Que sejamos juntos a força do empreendedor cultural/criativo de Pernambuco”, finalizou. 

SOBRE A OFICINA - No dia 20, acontecerá uma oficina online, às 14 horas, destinada a todas pessoas interessadas em conversar sobre os conteúdos que vão fazer parte da websérie. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A iniciativa tem como público-alvo: artistas independentes, produtores culturais, empreendedores culturais e criativos, gestores públicos ligados às áreas de cultura e turismo, estudantes de áreas ligadas às artes e comunicação, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte dos setores artístico e criativo. O encontro deve durar aproximadamente duas horas. A participação é restrita às pessoas que já fizeram suas inscrições. 

SOBRE O PROJETO - A websérie “Viabilizando Sonhos Culturais”, é resultado da aprovação da Liga Criativa na segunda edição do edital SEBRAE de Economia Criativa, realizado pelo Sebrae Pernambuco, em 2023 através do projeto Nordeste de Economia Criativa. 

   SOBRE A LIGA CRIATIVA - uma empresa de produção cultural com o objetivo de impulsionar carreiras e negócios nos setores culturais e criativos desenvolvendo atividades formativas nas áreas de captação de recursos, elaboração e gestão de projetos, produção cultural e empreendedorismo artístico. 

Atuando desde 2009, a empresa tem no currículo a aprovação de mais de 50 projetos em diversos editais públicos e privados. Na área de formação já foi responsável por ministrar oficinas e cursos para mais de 70 turmas nos formatos presenciais, online e híbrido. A Liga Criativa é gerida pela consultora e empreendedora cultural Eliz Galvão.

FOTOS DIVULGAÇÃO EM ANEXO: 

Ficha Técnica
Idealização e Apresentação - Eliz Galvão (Liga Criativa)
Roteiro - Eliz Galvão / Ana Sofia e Mateus Guedes (Tempoo)
Direção de Produção - Ana Sofia (Tempoo)
Direção, Direção de Fotografia e Captação de Som - Mateus Guedes
Assistente de Fotografia e Edição - José Rebelatto (Estúdio Orra)
Assistente de Produção e Assistente de Som - Gabriela Passos (Estúdio Orra)
Maquiagem e Cabelo: Maria Caxiado
Depoimentos: Carla Navarro, Joesile Cordeiro, Lua, Malu Vieira e Riáh
Intérprete de Libras: Centrae Comunicação
Identidade Visual e Gerenciamento das Redes Sociais: Estúdio Oba
Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero
Apoio: Projeto Nordeste de Economia Criativa e Sebrae Pernambuco

SERVIÇO

O quê: Curso livre de produção cultural e economia criativa é lançado nesta quarta-feira, 20

Quando: quarta-feira, dia 20

Horário: 18h

Onde: Instagram, Youtube, Telegram, Facebook e Site da Liga Criativa

Com informações do jornalista Salatiel Cícero