domingo, 17 de setembro de 2023

Autoral, colaborativo e sucesso no mercado ditam o Pernambuco Mostra Moda


Nomes de peso do mercado de moda brasileiro, tais como, Daniela Falcão, Carla Tennenbaum, Rodrigo Cezário , André Carvalhal, Joana Lira e Eduardo Cristian guiam as discussões sobre o fazer moda de forma sustentável e com identidade

O Pernambuco Mostra Moda, evento realizado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), por meio do Marco Pernambucano da Moda, e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Governo de Pernambuco, chega ao seu segundo dia trazendo nomes nacionais do mercado de moda para falar sobre as novidades da indústria, a autoralidade e os meios para se fazer sucesso no mercado. Sendo promovido no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, a celebração da Moda Pernambucana traz, neste domingo (17), Joana Lira e Eduardo Cristian. 

A artista autoral e polivalente, Joana Lira, que possui em seu currículo trabalhos reconhecidos internacionalmente em design e cenografia, tendo assinado, por 10 anos, a cenografia do Carnaval de Recife, para falar sobre Design Autoral e Colaborações, às 14h, e às 15h30, para mostrar cases de sucesso de sucesso de marcas como, Jailson Marcos, Maria Alice Atelier e Duas. 

Fechando a primeira edição do Pernambuco Mostra Moda, às 18h, o empresário Eduardo Cristian, mentor e criador do MBA Fashion Day, maior evento de empreendedorismo para confecções do Brasil, falará sobre Como Fazer Sucesso no Mercado de Moda para marcas com CNPJ ativo. 

*PRIMEIRO DIA -* autoralidade, propósito e preceitos da economia circular nortearam as oficinas, palestras e talks sobre a indústria da moda no primeiro dia de evento. Na ocasião, o público composto por pequenos e microempreendedores do setor têxtil e de confecções, comunidade acadêmica, designers, estilistas e sociedade civil pernambucana puderam participar de palestras e oficinas com nomes importantes da moda nacional, tais como, o escritor, apresentador e consultor, André Carvalhal; a jornalista, ex-diretora da Vogue Brasil e fundadora da plataforma de moda Nordestesse, Daniela Falcão; a designer e co-criadora da Ideia Circular, Carla Tennenbaum e o especialista em ESG e profissional de marketing, Rodrigo Cezário; que dividiram suas expertise de mercado, dicas e tendências com os presentes.

Abrindo os trabalhos do evento, o especialista em ESG e Negócios de Impacto, Rodrigo Cezário, que também possui grande experiência com o marketing e é membro da Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ. Na oficina Criação de Moda Autora, o especialista pôde trabalhar durante 4h como é pensada, produzida e realizada uma coleção de moda totalmente autoral. Desde a sua concepção de marca, processos de pesquisa, criação das peças, produção e venda do produto. “Na nossa oficina nós passamos por todos os processos de entendimento da identidade do criador e a importância dele transferir para o seu produto os seus valores, as suas ideias, suas vivências e experiências para agregar valor para a moda pra que ela seja uma moda de valor autoral e responsável e sustentável, promovendo cada vez mais a nossa cultura”, comentou Cezário. 

A jornalista Daniela Falcão, participou da programação com duas rodas de conversas, a primeira sobre Moda Autoral do Nordeste, onde a mesma trouxe a sua expertise na área e conversou com os presentes acerca do cenário atual de moda no na região. Daniela, possui uma longa jornada no mundo da moda, com passagens pela editoria de estilo da Vogue Brasil e ex-CEO da Globo Condé Nast, hoje se dedica a consultorias e ao seu projeto pessoal, o Nordestesse, que busca dar visibilidade e voz a moda local de todos os estados nordestinos para o Brasil e para o Mundo. “A moda é um dos elos mais importantes da economia, mas nem sempre recebe o apoio estatal e de políticas públicas que deveria. Assim como o cinema e o artesanato, a moda é um dos tripés fundamentais da economia criativa e a gente às vezes ficamos meio abandonados. São raras as exceções e Pernambuco está de parabéns por fomentar esse setor, seja pelo Núcleo Gestor ou pelo Mate. Por isso, é muito interessante que se tenha esse tipo de evento, onde empreendedores de moda pernambucanos possam fazer essa troca de conhecimento e aprender com outras marcas que já estão a mais tempo no mercado e que podem contribuir com seus cases”, comentou a jornalista.

Logo após, Daniela Falcão, também comandou a conversa do espaço Living Lab que trouxe cases de expansão de marcas que deram certo para serem apresentados e discutidos com os participantes do evento. Dividiram palco com a Daniela Falcão a empresária Magna Coeli, criadora da grife de moda pernambucana Refazenda, que há 30 anos emprega os preceitos do upcycling e a economia circular em seus valores, e o empresário Arnaldo Xavier, sócio-fundador da Rota do Mar, marca de roupas que surgiu no agreste de Pernambuco e hoje faz parte de um grupo com mais duas outras marcas em seu guarda-chuva, a Hausport, com produção de roupas para a prática de exercícios físicos, e a Billboard, de roupas masculinas no estilo surf e streetwear.

*CIRCULAR E COM PROPÓSITO -* Fechando a programação do primeiro dia do Pernambuco Mostra Moda, o evento trouxe dois grandes especialistas para falar sobre a moda como uma ferramenta social de transformação do consumo. Carla Tennenbaum, designer e co-criadora da Ideia Circular, plataforma pioneira na discussão de economia circular e design circular no Brasil, discutiu com os presentes como a Economia Circular na Moda pode impactar positivamente a vida das pessoas. “No Brasil nós temos uma oportunidade enorme quanto a aplicação da economia circular na moda, pois temos uma cadeia produtiva que possui todas as etapas de produção, diferente de outros país, aqui temos empresas pioneiras nessa inovação circular e também é preciso fortalecer essa parceria entre quem quer produtos de qualidades, e quem quer fornecer ou quem quer comprar e criar esse novo futuro para moda. A indústria da moda é uma das que mais tem compartilhado projetos de inovação, muito disso vem do fato dela ser uma das indústrias mais desafiadoras no consumo. Com isso, as pessoas conseguem descobrir e se inspirar nesses cases de sucesso e replicar em toda a cadeia”, afirma Carla Tennenbaum. 

Finalizando os trabalhos do primeiro dia, foi a vez de André Carvalhal, falar sobre a Moda com Propósito, que também foi tema do seu primeiro livro. Além de escritor, Carvalhal também é especialista em design para sustentabilidade e consultor, apresenta o NAT GEO Podcast e já idealizou projetos especiais para empresas como Unilever e Coca-Cola. “É importante fomentar a indústria local através do conhecimento, das redes de conexões, dos relacionamentos, das oficinas e do trabalho, por isso eu vim participar desse evento para compartilhar com os presentes um pouco dos meus dois primeiros livros, o Moda Imita a Vida e o Moda com Propósito, sobre a importância de se pensar e se construir uma marca de moda olhando pro mundo e olhando para a essência daquela marca. Moda com propósito é aquela moda que serve a vida, que serve aos sonhos das pessoas e que não se preocupa apenas em vender produtos e fazer roupas, mas também olhar para o mercado, para as pessoas, para a realidade e para as suas necessidades”, explica André Carvalhal. 

No domingo, 17, o Pernambuco Mostra Moda dá continuidade a sua programação de oficinas, palestras e talks, trazendo temas e personalidades da moda. Confira a programação: 

14h - Talk: Design Autoral e Colaborações - Joana Lira (PE)
15h30 - Cases da Moda Pernambucana: Autoralidade de Marca ◦ Mediação: Joana Lira (PE) - marcas presentes: Jailson Marcos, Maria Alice Atelier e Duas.
18h - Palestra*: Como fazer sucesso no Mercado de Moda - Eduardo Cristian (SP)
*Exclusiva para marcas de moda com CNPJ ativo