sexta-feira, 10 de março de 2023

Combate ao sedentarismo: confira dicas para quem deseja iniciar a prática de exercícios


Lembrado nesta sexta-feira (10), o Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se exercitar. No Brasil, incluir atividades físicas na rotina ainda representa um desafio para a maioria da população. De acordo com um levantamento realizado pela Ipsos, o Brasil lidera o ranking mundial de países que menos fazem exercícios físicos. No país, 31% da população afirmou não realizar nenhum tipo de atividade, enquanto os 69% restantes praticam, em média, apenas 3 horas de exercício semanais. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que sejam realizados cerca de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de exercício de intensidade forte por semana para abandonar o sedentarismo. Para quem atinge a marca, a prática constante de atividades traz benefícios como diminuição do risco de diabetes, doença cardiovascular e morte, já que a baixa capacidade aeróbica é associada ao aumento da mortalidade. 

Segundo o coordenador operacional das Academias Recife,  Jailton Santos, uma das opções para quem não encontra tempo para realizar atividades físicas é realizar ajustes na rotina para inserir exercícios e viver de forma mais ativa.

*Confira algumas dicas de como sair do sedentarismo:* 
1. Movimente-se sempre que possível. Levantar da cadeira com mais frequência ao longo do dia e passar mais tempo em pé do que sentado já faz muita diferença.  

2. Realize atividades domésticas como varrer a casa, cuidar do jardim, fazer faxina e cozinhar. 

3. Troque o transporte motorizado pelos músculos, em vez de sair de casa de carro ou de transporte público, opte por caminhar ou ir de bicicleta, use as escadas ao invés do elevador. 

4. Não espere a motivação, dê o primeiro passo. O mais difícil é sair do estado de inércia e começar o movimento. 

5. Preocupe-se menos com a intensidade e mais com a frequência, foque em treinar todo dia um pouco. Ter regularidade ajuda a criar o hábito e a disciplina de se exercitar mesmo quando a motivação está baixa. 

6. Divirta-se, é muito mais fácil se mexer quando você encontra uma atividade física que lhe dá prazer. 

7. Para quem tem vergonha de frequentar ambientes como academias, uma companhia para ajudar nesse processo, já que uma pessoa incentiva a outra.

Na capital pernambucana, as Academias Recife são uma opção para quem deseja dar o primeiro passo e abandonar o sedentarismo. Com diversos pólos espalhados pela cidade, os locais, administrados por Eduardo Couceiro por meio do Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), estão disponíveis para toda a população de forma gratuita.

Para ter acesso, é necessário baixar o aplicativo CONECTA RECIFE nas plataformas do Appstore e Playstore e fazer o seu próprio cadastro. Em caso de dúvidas e/ou dificuldades, basta se dirigir a Academia Recife mais próxima e procurar o responsável no horário das 8h às 12h e 14h às 18h.

Imprensa Recife