sábado, 7 de maio de 2022

Comitiva pernambucana participa de encontro regional com gestores da assistência social no Ceará

 

Uma comitiva pernambucana esteve presente no 22º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Juazeiro do Norte, e na reunião da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, realizada no Crato, no Ceará. Na ocasião, os representantes do Governo de Pernambuco destacaram os repasses para o cofinanciamento de programas e equipamentos dessa área e os esforços para fortalecer os serviços socioassistenciais.

“Em Pernambuco, houve movimento interno que garantiu o pagamento de um dos maiores patamares de cofinanciamento, algo que fortaleceu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a atuação dos munícipios. Além disso, nos próximos meses, será retomada a assessoria técnica presencial de forma regionalizada, reunindo todos os municípios pernambucanos”, destacou o secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, na reunião da câmara do Consórcio Nordeste.

O gestor também reforçou a mobilização que tem sido feita, junto aos municípios, em relação ao contato com os parlamentares de cada região acerca da aprovação da PEC 383, de autoria do deputado federal Danilo Cabral, que prevê a vinculação de 1% da receita corrente líquida da União para o SUAS, o que contribuiria para o fortalecimento dos serviços socioassistenciais em um período de agravamento das demandas da população no país. “Essa é uma pauta que vai entrar em votação e que todos precisam ficar em alerta para conseguirmos avançar com a aprovação. É uma pauta que nos une e em que a gente espera avançar”, disse.

Na sexta (6), a programação de encerramento incluiu oficinas de capacitação para os gestores presentes acerca dos temas “Trabalho Social com Famílias e diversidade no SUAS”, “Gestão Financeira no SUAS”, “Auxílio Brasil e o futuro do Cadastro Único” e “O papel da Vigilância Socioassistencial nos municípios”, além do encontro “O futuro da proteção social e do SUAS no Nordeste: agenda e compromissos dos governadores do Nordeste”. Ainda houve um ato político em defesa do SUAS.

lmprensa SDSCJ PE