quarta-feira, 25 de maio de 2022

Campanha para documentário sobre Irmãos Evento é realizada no Recife

 

Em novembro de 2019, circulou nas redes a campanha #ficajoel, pois cogitava sair da cidade, por estar sendo barrado e destratado em eventos. Com a pandemia do COVID-19, ele ficou isolado, acrescido do peso de viver só. O que restou depois de 40 anos de eventos. O que ele comia? Como dormia? Onde realmente morava? Resistiu ao vírus, mas o coração não suportou a solidão e um Recife sem eventos. O documentário "A VIDA EVENTO" vai contar o que nunca foi mostrado sobre a vida de Joel e Abrahão Datz, Irmãos Evento do Recife.

O documentário "A Vida Evento" tem como objetivo ratificar a relevância cultural dos irmãos-evento para a cidade do Recife, produzindo um filme que conte a história dos Irmãos Evento a partir de um trabalho de arqueologia a ser realizado com todo o material acumulado pela dupla durante anos. A partir desse material, será estimada e comprovada a quantidade de eventos prestigiados pelos Irmãos, com consequente inscrição deles no livro de recordes (Guinness) como os maiores frequentadores de eventos do mundo. O material separado será utilizado para exposição sobre a Eventologia, filosofia inventada por eles. Além disso, o projeto pretende ouvir pessoas próximas e de alguma forma relacionadas aos Irmãos Evento, utilizando como locação o imóvel (em ruínas) dos irmãos Datz, na Praça Chora Menino, localizada no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana.

Haverá uma pesquisa iconográfica sobre Joel e Abrahão Datz que contará com arquivos fotográficos de Guilherme Zaicaner, produtor, personagem do documentário e amigo de Joel, cujo Trabalho de Conclusão de Curso foi um ensaio inédito, realizado em 1991 para a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Para viabilização do filme, Guilherme Zaicaner se juntou a uma equipe audiovisual e fez um teaser para começar um crowdfunding, financiamento coletivo. A direção é da cineasta Amanda Nascimento. A campanha começou na última sexta-feira, 22 de abril e vai até o dia 21 de junho de 2022. Para colaborar, é só clicar no link na plataforma Catarse: https://www.catarse.me/avidaevento?ref=project_link


Serviço
O quê? Crowdfuding para o filme "A Vida Evento"
Quando? De 22 de abril a 21 de junho