domingo, 22 de maio de 2022

Auren Energia apoia campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Serra do Inácio e na Chapada do Araripe

 

A Auren Energia está apoiando a Campanha Nacional Faça Bonito, que visa combater os casos de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O apoio é realizado por meio do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), realizado em parceria com o Instituto Votorantim e apoio do Instituto Aliança. Com duas décadas de atuação no País, a campanha Faça Bonito visa sensibilizar, mobilizar e incentivar as pessoas a denunciarem esses crimes em todo o Brasil.

Desde que chegou à Serra do Inácio e à Chapada do Araripe, a Auren Energia tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento das políticas públicas de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e dos programas geridos pelos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Neste ano, o VIA também está apoiando as passeatas que foram realizadas nos munícipios de Araripina (PE), Santa Filomena (PE) e Curral Novo do Piauí (PI) no dia 18 de maio.

Mobilizações - Em parceria com as prefeituras da região, o VIA tem promovido capacitações para profissionais de secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social, Conselheiros Tutelares, integrantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), membros de ONGs e multiplicadores das empresas prestadoras de serviço dos Complexos Eólicos.

Em abril, o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência, em parceria com a Prefeitura de Araripina, realizou a cerimônia de entrega dos certificados para os grupos participantes da capacitação no programa. Ao todo, 21 pessoas receberam a certificação. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município de Araripina e contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Evilasio e de secretários.

Já no mês de maio, a certificação ocorreu na cidade de Santa Filomena, com a formação de 18 pessoas. O evento contou com a participação do prefeito Gildevan Melo e de autoridades locais.

O VIA nas escolas públicas - Ainda neste ano, a Auren Energia, por meio do VIA, foi convidada para conversar com 150 alunos da Escola de Referência de Ensino Médio Anízio Rodrigues Coelho, localizada no distrito de Nascente, no município de Araripina (PE), sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Com esses encontros o objetivo é promover educação e conscientização dos alunos sobre o assunto.

De acordo com Raquel Leite, gerente de desenvolvimento social e Planejamento da Auren Energia, em 2022, a empresa continuará fortalecendo ações de conscientização da população para que denunciem casos de violência contra crianças e adolescentes. “O VIA tem realizado ações de mobilização social desde 2018 para garantir os direitos de crianças e adolescentes e combater todos os tipos de crime contra este público. Neste ano demos foco nas orientações e informações sobre todos os canais de denúncias disponíveis para a população. Isso pode ser crucial para a vida de muitas crianças e adolescentes. Infelizmente, as estatísticas de contra esse público são alarmantes e sabemos que é infinitamente menor do que os dados reais, já que muitos casos não chegam às autoridades. É este cenário que buscamos mudar. A denúncia é o primeiro passo para garantir os diretos de crianças e adolescentes”, reforça a gerente.

Segundo o balanço realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), em 2021, foram registradas cerca de 18.681 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes em 2021, sendo 48,4% (9.053) feitas de forma anônimas, por meio do Disque 100.

Com o registro de 4.486 denúncias até o momento em 2022, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem incentivado que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Telefones para denúncia:

TELEFONES VÁLIDOS EM TODO O BRASIL:

100 – DISQUE 100: serviço anônimo, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados
(61) 99656 – 5008 / WhatsApp do DISQUE 100
190 - Polícia Militar
191 - Polícia Rodoviária Federal



TELEFONES DE ARARIPINA:

(87) 99192- 8048 / WhatsApp do Disque Denúncia da Assistência Social-
(87) 93873 8411 / WhatsApp do Conselho Tutelar
(87) 3873 8411 - Polícia Militar

TELEFONE DE SANTA FILOMENA(87) 9 9611 9838 - WhatsApp do Conselho Tutelar

TELEFONE DE CURRAL NOVO DO PIAUÍ(89) 9 9455 3190 - WhatsApp do Conselho Tutelar