quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Simulação para profissionais e alunos de Medicina

 

A Faculdade Tiradentes (FITS) – integrante do Grupo Tiradentes – inaugura um centro de simulação, na unidade de Piedade, para atender alunos de Medicina e também profissionais de saúde da rede pública de Jaboatão dos Guararapes. O espaço, com 180 metros quadrados e com modernos equipamentos, vai oferecer treinamento, prática de procedimentos e aprimoramento de habilidades técnicas na área da Saúde. Entre as situações, competências clínicas, cirúrgicas, além de práticas de urgência e emergência.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da FITS Piedade, Rita Hoffmann, a estrutura do local e os métodos de simulação de casos vão proporcionar um ambiente importante na formação do estudante e também na habilidade prática de profissionais. “O Centro de Simulação permitirá aos estudantes a oportunidade de realizar atividades com capacidade de raciocínio clínico, em cenários seguros e realísticos, podendo praticar habilidades críticas e desenvolver competências para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus pacientes”, salientou.

Representação da realidade - O Centro de Simulação contará com representação da realidade, casos com necessidade de resolução e discussões específicas. Com equipamentos e simuladores de alta qualidade, a estrutura atende, com excelência, às demandas curriculares do curso de Medicina, sendo o espaço um complemento das aulas e matérias práticas, sempre com supervisão.

“Vai ampliar o acesso ao conhecimento dos acadêmicos de Medicina, com vivências próximas às de suas futuras rotinas profissionais, promover a avaliação do conhecimento, pesquisas, análises e estudos, o trabalho em equipe, além do treinamento de habilidades técnicas”, completou Rita. Ela acrescentou que, durante o período pandêmico, as atividades irão acontecer de forma presencial, mas o número de pessoas ficará reduzido, respeitando todas as normas de biossegurança.