Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

quinta-feira, setembro 09, 2021

'Podcast Obirin' conta histórias de Terreiros no Recife e Região Metropolitana

 

O PODCAST OBIRIN é uma série de cinco programas sobre terreiros de matriz africana e afro-indígena, atuantes no Recife e Região Metropolitana. O programa é fruto do edital de Comunicadores Populares de Pernambuco e os episódios serão lançados diariamente, a partir desta quinta-feira (9), às 18h, nas principais plataformas de streaming. O PODCAST OBIRIN também poderá ser acessado no site e nas redes sociais do Coletivo Obirin.

A produção traz a história e importância social de cinco terreiros localizados em Recife, Olinda e Paulista. Com apresentação de Emanuely Lima e Kauana Portugal, jornalistas e integrantes do Coletivo, os episódios contam a importância e trajetória dos terreiros e seus trabalhos de ações sociais e culturais dentro das comunidades em que estão inseridos.

Os programas contaram com a participação de Pai Edson, responsável pelo Terreiro de Umbanda e Centro Social Caboclo Flecheiro, em Olinda; Hellaynne Sampaio, representante do terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá, no Recife; Adeíldo da Silva (Pai Ivo de Xambá), babalorixá do terreiro de Xambá, em Olinda; Mãe Beth de Oxum, ialorixá do terreiro Ilê Axé Oxum, em Olinda e Pai Hipólito, babalorixá do terreiro Ylê Asé Omogundé, em Paulista .

A luta contra a intolerância religiosa é constante e mobiliza, principalmente, as religiões de matriz africana, que sofrem historicamente com esse preconceito. O conhecimento é uma porta que precisa estar sempre aberta e é com esse objetivo que o podcast do Coletivo Obirin é lançado: para mostrar o impacto e o trabalho, além do espiritual, que os terreiros realizam em suas comunidades.

O projeto é de autoria de Ivson Henrique Gomes, um dos coordenadores do Coletivo e faz parte do Edital Comunicadores Populares de Pernambuco, uma iniciativa da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), da TV Pernambuco, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo de Pernambuco.

Ficha Técnica

Direção e Coordenação: Ivson Henrique Gomes
Produção: Larissa Rocha e Lucyanna Melo
Apresentação: Emanuely Lima e Kauana Portugal
Edição: Lais Rilda
Arte: Bia Carvalho

Lista de Episódios:
Programa 01 - Ilê Asè Omo Ogundê (09 de setembro)
Programa 02 - Ilê Obá Aganjú Okoloyá (10 de setembro)
Programa 03 - Terreiro de Xambá (11 de setembro)
Programa 04 - Tenda de Umbanda Caboclo Flecheiro (12 de setembro)
Programa 05 - Ilê Axé Oxum Karê (13 de setembro)












Nenhum comentário:

Postar um comentário