segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Espetáculo infanto-juvenil Fábulas de La Fontaine estreia presencialmente no Teatro Sérgio Cardoso

 

Com perspectiva lúdica e divertida, o espetáculo Fábulas de La Fontaine, da Cia ​​Mercearia de Ideias, mistura música ao vivo, projeção, teatro, dança e contação de história. Dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni, coreógrafo e diretor, o espetáculo é composto por onze fábulas selecionadas a partir do universo do escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695), com apresentação das histórias mais conhecidas, como A Lebre e a Tartaruga, a Doninha na despensa, a Galinha dos ovos de ouro e a Cigarra e a Formiga, entre outras. As apresentações presenciais acontecem nos dias 2 e 3 de outubro, sábado e domingo, às 11 horas no Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.
 
O espetáculo oferece uma porta de entrada para o universo da literatura clássica mundial a partir de uma bem-humorada encenação das famosas Fábulas que se utilizam dos animais para falar sobre os homens, seus comportamentos, suas ações e com isso ensinar nossos pequenos, profundas verdades da realidade.
 
O time criativo é dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni, coreógrafo e diretor com larga experiência no Brasil e no exterior. O espetáculo tem música composta originalmente pelo maestro Luís Gustavo Petri, para teclado, contrabaixo, clarinete e percussão. A contação de história fica a cargo de Eduardo Contrera, ator e músico com inúmeros projetos desenvolvidos na área de contação de história e incentivo à leitura. Completam o time de criação e desenvolvimento do espetáculo: Lumena Macedo, na assistência de direção, Piero Schlochauer na assistência musical, Emilia Reily nos figurinos, Dilson Tavares e Soraya Kolle na cenografia  e Lígia Chaim no desenho de luz.
 
Trecho
“Grandes verdades contém minhas estórias
E grandes lições hão de ensinar, acaso deixes
Tudo fala em minha obra
O cão, a cabra, a cobra
Até os peixes
 
O Lobo fala em língua de gente
E os bichos que melhor sabem miar
fazem personagens os mais diferentes
Que a todos, espero, farão pensar”


Sinopse
Dança, teatro, contação de história e música ao vivo se mesclam para contar algumas das mais famosas Fábulas de La Fontaine: A Tartaruga e a Lebre, o Leão e o Rato, a Galinha dos ovos de ouro, a Cigarra e a Formiga - entre outras - são algumas das 11 fábulas selecionadas para uma aventura em um universo que, em realidade, é de atributos/qualidades humanos. Este espetáculo, tramado a partir de diferentes linguagens e com uma idealização estética primorosa, leva ao palco oito artistas que ao longo de pouco mais de 50 minutos nos apresentam diversas situações em que percebemos, através dos bichos, a alma humana.
 
Ficha Técnica
Direção Geral, Cenografia e Coreografia desenvolvida com o elenco: Luiz Fernando Bongiovanni
Direção Musical e Composição Original: Gustavo Petri
Contador de estórias / La Fontaine e Percussão: Eduardo Contrera
Elenco criativo: Ayumi Hanada, Carolina Verzolla, Guilherme Moreira e Rivaldo Ferreira
Músicos: Teclado - Bruno Monteiro/Adriana Gesso, Clarinete - José Luiz Braz, Violoncelo - Diego Alves e Clarinete - Salomão Sidartha
Assistência de direção cênica: Lumena Macedo
Assistência de direção Musical: Piero Schlochauer
Figurinista: Emília Reily
Desenho de Luz: Ligia Chaim
Cenografia: Dilson Tavares e Soraya Kolle - TKCeno
Desenho de Som: Tocko Michelazzo
Operador de Som: Silney Marcondes
Vídeo e foto: Osmar Zampieri
Produção: Corpo Rastreado


Site
Redes @merceariadeideiass


Serviço
Fábulas de La Fontaine
Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Dias 2 e 3 de outubro. Sábado e domingo, às 11 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia entrada)
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre