Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

quarta-feira, agosto 04, 2021

Inscrições abertas para o IV Festival de Circo e Teatro, criado pelo grupo de teatro Impacto Agasias

 

Entre as celebrações de seus 10 anos, o grupo de teatro Impacto Agasias abre inscrições para o IV Festival de Circo e Teatro, que contempla artistas de rua, de teatro e de circo, em mais uma edição a ser realizada de forma on-line. O evento é um projeto de difusão cultural e fomento de um produto artístico periférico, que traz a essência dos artistas de rua, de teatro e da lona, realizado pelo o grupo, que é um dos coletivos de teatro da região da Cidade Nova Heliópolis, comunidade localizada na região do Sacomã/SP. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível neste site até o dia 16 de agosto de 2021. O festival será realizado no mês de outubro, pelo canal de Youtube do grupo.

A trajetória deste festival conta com duas edições presenciais realizadas nos anos de 2018 e 2019 na Casa de Cultura do Ipiranga – Chico Science. Sua terceira edição aconteceria em março no ano de 2020, porém foi adiada devido à pandemia, sendo realizada em maio deste ano de forma on-line. Serão selecionados números de circo e, para a linguagem de teatro, preferencialmente espetáculos de rua. Também são bem-vindos número de contação de histórias e teatro de bonecos. Cada artista, grupo, coletivo ou companhia poderá inscrever outros espetáculos/números, mas somente um será selecionado.

Nestes três anos, para a realização do festival, o grupo tem concretizado uma parceria com a equipe da Casa de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Devido ao crescimento de artistas interessados em fazer parte dessa grande festa do circo e do teatro, vimos a necessidade de expandir o festival.

Sobre o Festival

A ideia do festival nasceu no final do ano de 2017, quando um dos artistas pesquisadores do grupo, Henrique Sanchez, integrava também a equipe da Casa de Cultura como jovem monitor cultural. Havia nele a necessidade de criar um projeto de artes cênicas voltado ao público infanto juvenil da casa, que na época pouco frequentavam as atividades, exceto quando havia eventos realizados em parceria com as escolas da região.

Isso reverberou para o grupo, que teve a ideia de festejar o Dia Internacional do Circo e do Teatro, celebrado em 27 de março, e se debruçou na criação e produção para a realização das edições supracitadas.

"O Festival que reverbera até os dias de hoje dentro do nosso território, com pessoas que cruzam os nossos caminhos e nos perguntam sobre quando teremos uma nova edição do nosso festival nos impulsiona a seguir com a produção e realização do mesmo nos aproximando da arte com encontros presenciais, que hoje nos é carente, rodas de conversas e apresentações artísticas que nos permitem vivenciar o humano por meio do afeto", dizem os realizadores do evento.

Além disso, o Festival também possibilita o intercâmbio artístico entre os diversos coletivos culturais da região, do estado e do país, pois em grande parte do evento os artistas convidados a compor toda a programação trocam informações e relevâncias de suas potencialidades, assim como a formação continuada promovida por artistas de grande repertório, trazendo uma roda de debates a importância do fazer artístico nos tempos atuais, propondo assim uma nova oportunidade de aprendizado para os artistas e público em geral, que também pode entender um pouco mais sobre os processos artísticos, numa troca efetiva de arte e afeto, nesta grande celebração do circo e do teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário