sexta-feira, 27 de agosto de 2021

COMPAZ Eduardo Campos passa a ter mapa tátil pioneiro no Nordeste para crianças com deficiência visual

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) através do Projeto Primeira a Infância entregou nesta semana um mapa tátil voltado para crianças com deficiência visual. O equipamento foi instalado na Praça da Árvore, localizada no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. O mapa tátil é o primeiro do tipo instalado no Nordeste e tem como objetivo promover a inclusão ao olhar atento às crianças na primeira infância.

De acordo com o presidente da ARIES, Marcos Baptista, a instalação do Mapa Tátil no Compaz Eduardo Campos, reforça a importância da comunicação como elemento essencial na sociabilidade das crianças. “Esse é mais um equipamento entregue para a praça que foi planejada para o público de 0 a 6 anos e seus cuidadores. A implementação desta ferramenta de acessibilidade comunicacional vai ampliar o entendimento e a autonomia das pessoas com deficiência visual, possibilitando uma cidade mais acolhedora e segura para as crianças’, ressalta, lembrando que o projeto é financiado pela Fundação Bernard Van Leer e tem apoio da Prefeitura do Recife.

“O mapa instalado na Praça da Árvore foi desenvolvido em Corian, um material sintético, esculpido em router com a inserção de pontos Braille em alumínio, impresso com tinta UV, a fim de garantir a resistência necessária às intempéries do clima. Este equipamento conta com QR Code de audiodescrição e linguagem gráfica adequada ao público infantil, compatibilizando-o com o sistema de sinalização da praça, de forma singular e única”, explica o diretor executivo da ID inclusão e Design, empresa que instalou o equipamento, Klesley Bastos.