segunda-feira, 5 de julho de 2021

Sertão do Araripe terá Ações de Cidadania

 

Serviços para atualização dos documentos, serviços de saúde, assistência social e muito mais vão estar disponíveis nas Ações de Cidadania que o Programa Governo Presente vai realizar no Sertão do Araripe. O evento acontece nos municípios de Araripina (terça, dia 6), Moreilândia (quarta, dia 7) e Serrita (quinta, dia 8). Cada evento destes representa um mutirão de serviços e de divulgação de políticas. As Ações são uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Os eventos, realizados este ano, já somam mais de 43 mil atendimentos gerais nos municípios do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Bom Jardim, Sirinhaém e outras cidades, em todas as regiões do Estado. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento sem a formação de filas. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde. Aferição da glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo. Também informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Serviço:

Ação de Cidadania em Araripina
Terça-feira, dia 6 de julho
Das 8h às 12h
EREM Luiz Gonzaga Duarte
Rua. José Barreto de Alencar, 222 – Centro

Ação de Cidadania em Moreilândia
Quarta-feira, dia 7 de julho
Das 8h às 12h
Escola Municipal Santa Terezinha
Rua José Miranda II - Centro

Ação de Cidadania em Serrita
Quinta-feira, dia 8 de julho
Das 8h às 12h
Escola Francisco Filgueira Sampaio
Avenida Coronel Chico Romão, s/n


lmprensa Prevenção PE