domingo, 4 de julho de 2021

Projeto insere jovens da periferia do Recife no mercado de delivery

 

A Sicredi Pernambucred e o Instituto Periferia & Cidadania, com o apoio do Sescoop/PE, deram início ao projeto “Aí Chegou!”, que visa capacitar jovens, inicialmente das comunidades de Roda de Fogo, Engenho do Meio e Várzea para trabalhar como entregadores em comércios desses bairros, fornecendo um kit com bicicleta, bag e capacete.

“É importante viabilizar uma fonte de renda para esses jovens, incentivando e criando novas perspectivas, incrementando a renda familiar e contribuindo pra o aquecimento do comércio local”, destaca Luís Aureliano de Barros Correia, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred.

Com uma taxa mensal para o projeto e outra por entrega, o comerciante contará com o serviço de entrega fixo num raio de três quilômetros. A taxa cobrada é bem menor que as praticadas por aplicativos delivery do mercado. Os entregadores, previamente selecionados, receberão o kit (bicicleta, bag e capacete) para que possam começar a trabalhar.

Visando aumentar o número de jovens alcançados e impactar ainda mais a vida dos entregadores, a partir do segundo mês de serviço, o entregador começa a pagar, em oito vezes, o valor do kit que recebeu. Assim, todo material passará a ser do entregador e o valor arrecadado destinado para a compra de outro kit que beneficiará outro jovem, criando um ciclo de geração de renda.

“O projeto visa à formação empreendedora dos jovens participantes, contribuindo para a redução da emissão de gás carbônico no Meio Ambiente, já que utiliza a bicicleta como meio de transportes das entregas”, destaca Giovanni Prado, Diretor Executivo da Sicredi Pernambucred.

O Instituto Periferia & Cidadania vai utilizar as ferramentas de outro projeto próprio: o Se Liga - Tecnologia da Periferia, que realiza atividades com o intuito de unir a tecnologia à realidade das periferias, contribuindo ainda mais para a preservação ambiental. As bicicletas vão circular com uma espécie de dínamo acoplado às rodas, que, a partir do movimento do pedalar, geram energia limpa para carregar o celular dos entregadores.

“Esse é mais um negócio de impacto que surge na periferia durante a pandemia do COVID 19. Esperamos ajudar as famílias impactadas pelos altos índices de desemprego, que infelizmente atinge principalmente o público jovem. Esses adolescentes maiores de 18 anos que moram onde o projeto irá atuar, serão entregadores dos comerciantes locais e também atenderão moradores que começaram a empreender em suas residências” diz Sérgio Santos, Idealizador do projeto e fundador do Instituto Periferia & Cidadania.

O projeto “Aí Chegou” integra uma das ações da Sicredi Pernambucred no Dia de Cooperar em 2021, cuja culminância ocorre no dia 02 de julho. “Vem Transformar Necessidade em Oportunidade, Atitudes Simples Movem o Mundo” é o tema deste ano do Dia de Cooperar nacional do Sistema OCB.