quinta-feira, 15 de julho de 2021

Festival Brincando na Praça

 

O festival de artes cênicas Brincando na Praça anuncia o line-up completo de sua segunda edição, que acontece de 23 de julho a 01 de agosto, com uma programação completamente online e gratuita, que reúne apresentações circenses, dança, música, teatro e diversas oficinas. Realizado pela Muda Cultural, o festival é voltado ao público infanto-juvenil e  conecta, por meio da arte e da cultura, temas importantes como diversidade, sustentabilidade, questões sobre equidade racial, de gênero, entre outros. A transmissão é para todo o Brasil, através do Facebook e YouTube, da Muda Cultural, a partir das 15h.

 

Totalmente gratuito e online, o Brincando na Praça é uma oportunidade para conhecer de perto a produção de arte do país, por meio de conteúdos como cenários, roupas, bonecos e instrumentos. Também há danças, percussões corporais, música e atividades interativas, em que os visitantes podem aprender a confeccionar os seus instrumentos e o universo da dança de origem africana. A apresentação de todas as atividades do festival é da mestre de cerimônias Palhaça Rubra.

 

Neste ano, o festival que tem levado entretenimento à população no período de pandemia, conta com uma diversidade de estilos que promete agradar ao público, durante cinco encontros. O evento vai oferecer uma programação com mais de 20 atrações de várias partes do país e conta com o patrocínio da WestRock e da Ferro + Mineração, do grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

  

Entre as apresentações: Beatles Para Crianças – O MusicalA Pequena Semente do Tempo (Cia Navega Jangada), Sonhatório (Cia Truks), Catappum (Coletivo Catappum), Banda D'égua (Duo d'égua), O Jardim do Imperador (Cia Pelo Cano), Estupendo Circo di SóLadies (Circo di SóLadies), Circo de Lampezão e Maria Botina (Cia Caravana Tapioca), Bambaquerê (Grupo Corpo Molde), Lúdico (Cia Druw), Oficina Corpo Casa (Dança Sem Fronteiras), Workshow Dança Afro (Cia Fankama Obi), Monasciclos (Jujuba e Chicote), Além das Montanhas (Cia Mapinguary), Casada Comigo Mesma (Cia Asfalto de Poesia), Oficina de Confecção de Instrumentos (Orquestra Modesta), O Vaqueiro e o Bicho Froxo (Pia Fraus), No Reino das Água Doces (Agbalá Conta), Lúdico na Dança (Cia Druw), Pocket Show da Orquestra ModestaAula-espetáculo: Uma Viagem pelas Danças e Mitos Brasileiros (Nau de Ícaros), Fafá Conta Histórias pra Brincar e Sacudir o Esqueleto (Fafá Conta), Vivência Barbatuques (Barbatuques) e Tiquequê.

 

As atrações foram selecionadas através de uma curadoria que contou com a participação de Julia Pires. Em sua primeira edição, o Brincando na Praça reuniu nomes como Cia. Trucks, Grupo Esparrama, Cia. Clã do Jabuti e muitos outros, ao longo de 16 horas de atividades culturais nos 8 dias de evento. O diretor da Muda CulturalÍtalo Azevedo salienta a importância da continuidade do evento que já entrou para o calendário cultural do país. "Selecionamos atrações com foco na vivência em família, para todos os públicos, e convidamos a comunidade a vir se divertir nessa festa."

 

“Para nós, da WestRock, cuidar da nossa gente e das comunidades onde estamos inseridos é uma questão de responsabilidade. Contribuir para que o nosso planeta seja um lugar melhor para nós e para as futuras gerações faz parte de nosso compromisso. Por isso, apoiamos e investimos em iniciativas como o projeto Brincando na Praça, que traz conhecimento em conteúdos tão importantes para a construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todas as pessoas. Apresentando de forma lúdica e com informação, conteúdos que abordam diversidade, inclusão, educação ambiental e proteção à criança. Tudo isso aliado à diversão. Acreditamos que juntos é possível oferecer educação, entretenimento e conhecimento para as pessoas”, Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade WestRock.

 

O Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e a Ferro + com apoio da JMN apresentam o projeto Brincando na Praça e incentivam ações que promovam qualidade de vida e bem estar a sociedade.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sexta-feira 23/07 – 15h

Atrações:

PEQUENA SEMENTE DO TEMPO - Cia Navega Jangada

CIRCO DE LAMPEZÃO E MARIA BOTINA - Cia Caravana Tapioca

ALÉM DAS MONTANHAS - Cia Mapinguary

AULA ESPETÁCULO - O físico e o simbólico: uma viagem pelas danças e mitos brasileiros - Nau de Ícaros

 

Sábado 24/07 – 15h

Atrações:

DUO D'ÉGUA

O VAQUEIRO E O BICHO FROXO - Pia Fraus

FAFÁ CONTA HISTÓRIAS PRA BRINCAR E SACUDIR O ESQUELETO - Fafá Conta

Workshow DANÇA AFRO - Cia Fankama Obi

 

Domingo 25/07 – 15h

Atrações:

EMARANHADA - O VESSERO DE MAVI

BAMBAQUERÊ - Grupo Corpo Molde

CANÇÕES PARA PEQUENOS OUVIDOS - Orquestra Modesta

OFICINA DE CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS - Orquestra Modesta

 

Sábado 31/07 – 15h

Atrações:

O JARDIM DO IMPERADOR - Cia Pelo Cano

LÚDICO - Cia Druw

LÚDICO NA DANÇA - Cia Druw

CATAPPUM - Coletivo Catappum

VIVÊNCIA BARBATUQUES - Barbatuques

CASADA COMIGO MESMA - Cia Asfalto de Poesia

 

Domingo 01/08 – 15h

Atrações:

SONHATÓRIO - Cia Truks

ESTUPENDO CIRCO DI SÓ LADIES - Circo di SóLadies

OFICINA CORPO CASA - Dança Sem Fronteiras

NO REINO DAS ÁGUAS DOCES - Agbalá Conta

MONASCICLOS - Jujuba e Chicote

TIQUEQUÊ

 

SERVIÇO:

 

FESTIVAL BRINCANDO NA PRAÇA GANHA EDIÇÃO ONLINE E TRAZ TEATRO, DANÇA E MÚSICA PARA ANIMAR O MÊS DE JULHO

De 23 de julho a 01 de agosto

Transmissão gratuita no: Facebook Muda Cultural e Youtube Muda Cultural

Classificação: Livre

Patrocínio: WestRock e Ferro+ Mineração do Grupo J. Mendes

Realização: MUDA CULTURAL

Site: http://mudacultural.com.br/ 

Instagram: @mudacultural

Facebook: https://www.facebook.com/mudacultural/