sábado, 5 de junho de 2021

Semana do Meio Ambiente no Porto de Suape

 

O plantio de 1.760 mudas nativas da Mata Atlântica numa área degradada nas proximidades da Vila do Estaleiro, localizada no bairro de Vila Califórnia, no município de Ipojuca, marcou o terceiro dia da programação da Semana do Meio Ambiente do Porto de Suape, na manhã desta quarta-feira (02). A área beneficiada foi indicada pela gestão municipal e encontra-se a poucos quilômetros do atracadouro. A atividade também fez parte de um seminário de arborização para gestores municipais de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, ocorrido nos dias 26 e 27 de maio, que contou com a parceria com a Prefeitura do Recife. Intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento da consciência ecológica de servidores e da população das duas cidades motivaram a realização do evento.

As mudas são provenientes do Viveiro Florestal de Suape, situado no Engenho Algodoais, às margens da rodovia PE-60. Na Vila do Estaleiro, foram plantados visgueiro, pau-brasil, ipê, ingá, algodão-da-praia, aroeira-da-praia e mutamba etc.. O viveiro ocupa área de 1,7 hectare, dispõe de 11 colaboradores e tem capacidade de produção anual de 450 mil mudas de 78 espécies de Mata Atlântica, para reflorestamento das áreas de proteção do território de Suape, que correspondem a 59% dos 13,5 mil hectares do complexo.

Participaram do plantio, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti; e o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca, George do Rêgo Barros, além da equipe técnica da estatal portuária. "Essa ação é muito importante do ponto de vista integrador entre Suape e o município de Ipojuca. Um ganho muito significativo para todos, já que plantar árvores é algo muito nobre e gera um benefício imenso, principalmente para as gerações futuras", pontua Carlos Cavalcanti.

lmprensa Suape