Podcast Tais Paranhos

segunda-feira, maio 03, 2021

Dormir bem ajuda a manter os olhos saudáveis

 

Não é novidade que o sono é vital para a saúde. Afinal, ao adormecer o organismo realiza uma série de funções essenciais para o bom funcionamento do corpo, fortalecendo ainda o sistema imunológico tão importante neste período de pandemia. Com a visão não é diferente. “Quando não dormimos bem é comum termos dor de cabeça, cansaço visual e olhos vermelhos. Por isso, a privação do sono pode prejudicar a saúde dos olhos”, alerta a oftalmologista Marília Medeiros, especialista em catarata, refrativa e córnea, no Instituto de Olhos do Recife (IOR).

Segundo a médica, problemas para dormir são bastante prejudiciais para a saúde ocular. “Passar a noite em claro, com os olhos abertos, pode afetar principalmente a córnea e a conjuntiva. Quando o paciente fica acordado durante muitas horas, o tempo da lubrificação ocular tende a diminuir, já que é durante o sono que acontece a recuperação da superfície anterior ao olho”, explica.

Dentre as patologias que podem acometer a visão pela falta de uma boa qualidade de sono está a Síndrome de Olho Seco, relacionada à diminuição da quantidade de lágrimas ou a deficiência na sua qualidade. “A falta de sono pode interferir na lubrificação da córnea e, consequentemente, causar essa patologia, além de irritação, lacrimejamento e mesmo ardência nos olhos”, diz a médica.

INFECÇÕES - A rotina de dormir mal também pode incidir na capacidade do organismo reagir e combater infecções. “Isso facilita contrair conjuntivites do tipo viral, bacteriana e mesmo alérgica, já que o tempo de lubrificação ocular durante a noite fica comprometido”, comenta a doutora Marília.

Dormir menos de 6 a 8 horas por dia também aumenta as chances de ter alterações na retina que, se não forem tratadas, podem contribuir com a perda da visão. “O sono e a escuridão são importantes, porque muitas células que necessitam repousar são ativadas pela luz. Por isso, dormir bem e com ausência de luz, é essencial para a saúde dos olhos” recomenda.

Por conta dessa relação entre o sono e a saúde ocular, a doutora Marília aconselha aos pacientes que sofrem de insônia ou de problemas relacionados ao sono, como apneia, a realização de exames oculares periodicamente. “É importante que o oftalmologista monitore a visão dessas pessoas para verificar sinais precoces de diversas patologias. A prevenção sempre é a melhor arma para evitar danos à visão”.

Serviço:
Dra. Marília Medeiros
Especialidades: catarata, refrativa e córnea
Instituto de Olhos do Recife - IOR
Fone: (81) 2122.5500
WhatsApp: (81) 99841.4446 / 4447

Nenhum comentário:

Postar um comentário