sexta-feira, 19 de março de 2021

Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia.

 

O experimento cênico para a infância e juventude: “Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia”, baseado na obra de Raul Loudy, é fruto de uma pesquisa desenvolvida por artistas negros, durante dois anos. A encenação é assinada por Anderson Leite, com produção executiva de Elis Hellen, Direção musical de Hélio Machado e músico Dinho Dumonte, além de um grande elenco composto pelos atores e atrizes: André Lourenço, Brunna Martins, Clau Barros, Halberys Morais e Monique Sampaio. A construção da Dramaturgia deu-se de forma coletiva.

O experimento teria a sua estreia no ano de 2020, em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, no entanto, devido a Pandemia provocada pelo Novo Corona Vírus a estreia não pode acontecer. Deste modo, o presente projeto visa viabilizar a apresentação no dia 20 de Março às 16:00h, que será exibido no canal do YouTube do Grupo São Gens de Teatro. Todo material audiovisual será gravado em mídias DVD e será entregue em 20 Escolas Públicas dos Municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife, para que, na retomada das aulas, os estudantes possam ter acesso à obra artística, além de servir de material didático para que os educadores possam trabalhar em suas aulas durante todo ano.

O Experimento cênico-sensorial infanto-juvenil conta a história da criação do mundo a partir do olhar Afro-brasileiro. Entoado pelos sons, ritmos, cores, músicas e muito axé, a montagem dá vida a história de duas lindas flores pretas, que vivem num colorido jardim na floresta Afrobrasilândia, mas que se questionam todos os dias porque suas cores não estão representadas no arco íris, frente a esse questionamento, elas decidem desbravar toda floresta em busca da resposta. Oxumaré, ao ver o desespero das amigas flores, decide enviar três cores crianças africanas para ajudá-las nessa aventura. . A partir daí, sendo conduzidas pelos Orixás e movidas pela energia do Ubuntu, elas iniciam uma linda aventura por entre os mistérios sobre a criação do mundo e do homem aos olhos da Mãe África.

A montagem tem o objetivo de romper as amarras coloniais e difundir por entre as crianças e jovens uma amostra da sabedoria que o Brasil recebeu da África. O experimento tem a finalidade de propagar a cultura africana e afro-brasileira possibilitando aos pequenos uma forma ancestral de passear por entre os mistérios que envolvem a concepção do mundo. Através do “Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia” busca-se combater o racismo, intolerância religiosa, além de aflorar o empoderamento negro e senso de representatividade nas crianças e jovens do Brasil e do Mundo.

Equipe Técnica
Baseado na Obra de Raul Loudy

Dramaturgia: Coletiva
Encenação: Anderson Leite.
Direção Musical: Hélio Machado
Elenco: André Lourenço, Brunna Martins, Clau Barros, Halberys Morais e Monique Sampaio.
Músicos: Dinho Dumonte e Hélio Machado.
Figurino: André Lourenço
Costureira: Marta
Cenário: Anderson Leite
Bonequeiro : Alex Apolônio
Adereços: Anderson Leite e André Lourenço.
Produtora Executiva: Elis Hellen
Produção Cultural: Anderson Leite e Halberys Morais
Realização : Grupo São Gens, Palafittas Produções e Iyá Orun Produções