Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

sexta-feira, março 19, 2021

Prefeitura do Recife divulga Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial na Frei Caneca FM

 

Para não esquecer a importância de acabar com a discriminação racial, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas(SDSDHJPD) firmou uma parceria com a emissora Frei Caneca FM (101.5) para amplificar os debates do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. Nesse dia, a SDSDHJPD vai inserir vários spots com informações importantes sobre o tema ao longo da programação da emissora pública.

A gerente de Igualdade Racial da SDSDHJPD, Girlana Diniz, destaca que muita gente desconhece essa data. Ela também explica que em 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esse episódio ficou conhecido como massacre de Shaperville.

Girlana ressalta que a Prefeitura do Recife sempre promove ações no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, mas em virtude da pandemia, este ano, através da Frei Caneca FM, os ouvintes vão poder acompanhar de suas casas. "Precisamos fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia e as inserções que faremos na Frei Caneca vão cumprir bem esse papel de repassar informações importantes para a população", informa.

A gerente lembra ainda que, atualmente, estamos vivenciando um contexto de grandes tensões mundiais, propiciadas, sobretudo, pelos impactos globais em decorrência da pandemia do coronavírus. Assim, é salutar evidenciar as manifestações das organizações Internacionais especializadas na pauta dos Direitos Humanos, que destacam os crescentes discursos e comportamentos discriminatórios, racistas, xenofóbicos e de ódio. "A partir deste entendimento das crescentes tensões e violações, é que reiteramos a necessidade de aproveitar esse espaço e divulgar a data de luta da população negra", destaca.

Girlana também ressalta que o combate ao racismo é dever de toda sociedade e lembra que, em Recife, a atuação dos movimentos sociais foi imprescindível para a criação do Conselho Municipal da Política de Promoção de Igualdade Racial (CMPPIR). A entidade, por sua vez, fará uma reunião online em alusão à data, no dia 22 de março, às 14h. Participam do evento diversas autoridades municipais, que apresentarão ações desenvolvidas no Município no combate à covid-19 para a população negra do Recife.

lmprensa Recfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário