quarta-feira, 10 de março de 2021

Não há evidências que pets transmitam covid-19

 

No próximo domingo (14) se comemora o Dia Nacional dos Animais, e nesse momento de pandemia provocado pelo covid-19, o gerente-geral da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA), Magno José, alerta à população que não há estudos que comprovem que os animais domésticos são fonte de transmissão do coronavírus para os seres humanos. Estudos em todo o mundo demonstram que é mais provável que os humanos transmitam a doença aos cães e gatos.

“Os animais não são os vilões dessa pandemia, sob pena que as pessoas os abandonem, o que é configurado como crime. Ao contrário, os animais têm sido de grande apoio para a população nesse momento”, afirma Magno José. “Durante esse período da pandemia, os animais têm ajudado as pessoas a passarem por esse momento difícil”, acrescenta o gestor.

O gerente da SEDA destaca que a convivência com os pets ameniza o sofrimento do isolamento social, estreitam laços de afeto incondicional e, com isso, eleva a autoestima das pessoas. A relação com os bichos também diminui o estresse, a depressão e o risco de enfarto entre os humanos. "Os animais não julgam ou criticam, simplesmente eles aceitam e amam os humanos do jeito que são", sublinha Magno José.

lmprensa SEDA Recfe