quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Bancários de Pernambuco e MST distribuem alimentos da agricultura familiar em protesto contra reestruturação do Banco do Brasil

 

Com o mote "Sem o Banco do Brasil faltará comida na sua mesa", o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza um ato de protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, nesta quarta-feira (10), às 11h30, na Praça do Diário. Em parceria com o Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), haverá no local distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, que recebe financiamento pelo Banco do Brasil e é responsável por 70% da comida que chega à mesa da população.

A atividade marcou o Dia Nacional de Paralisação dos funcionários do BB, aprovado em assembleia pelos bancários. Na Região Metropolitana do Recife, o Sindicato organizou ações em 10 unidades bancárias: Casa Forte, Av. Norte, Camaragibe, Centro, Espinheiro, Dantas Barreto, Olinda, Paulista, Igarassu e CRBB.

O plano de reestruturação não foi discutido com os funcionários do banco e com outros setores que serão afetados com o desmonte do BB. Mesmo assim, a direção do banco quer demitir 5 mil funcionários em plena pandemia, além de fechar 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios, além de atacar direitos e renda de seus funcionários como o fim da gratificação dos caixas executivos.

Em Pernambuco, a previsão é de fechamento de oito unidades, sendo duas delas agências (Av. Norte - Recife e Monte Guararapes - Jaboatão) e seis Postos de Atendimento (Rio Formoso, Sanharó, Buenos Aires, Porto de Galinhas, Lagoa do Carro e Coronel Amorim). Outras 16 agências do Estado serão transformadas em Posto de Atendimento (PA), são elas: Marim dos Caetés, Heliópolis, Princesa do Agreste, Camocim de São Félix, Panelas, São João, São Joaquim do Monte, Agamenon Magalhães, Encruzilhada, Itapetim, Alagoinha, Águas Belas, Bom Conselho, Capoeiras, Flores, São José do Egito.

lmprensa Bancários PE