domingo, 7 de fevereiro de 2021

Amanhã começam as aulas em Paulista

 

A rede pública de ensino do Paulista inicia o ano letivo 2021 na próxima segunda-feira (08), e terá ensino remoto para os estudantes e professores devido ao contexto atual de pandemia, causado pelo novo coronavírus. O município até o momento conta com 12.444 estudantes matriculados e uma rede composta por 894 educadores, distribuídos em 62 unidades de ensino. O tema escolhido para o ano letivo faz uma justa homenagem ao patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire, trazendo o tema - “100 Anos de Paulo Freire: Contribuições para uma Educação Emancipatória”.

Para o início das aulas remotas, cada gestor poderá estabelecer as plataformas digitais para realização das aulas, levando em consideração o contexto de cada escola e a realidade dos alunos atendidos. Todos os casos serão acompanhados pelos coordenadores pedagógicos da rede pública. A Secretaria de Educação está trabalhando para unificar a plataforma de ensino municipal, o que garantirá mais consistência nas análises de desempenho e aprendizagem. A previsão é que até o início de abril todo o sistema esteja pronto.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Educação está realizando formações pedagógicas e acolhimentos de todos os profissionais da rede, visando promover uma maior integração e bem estar dos professores e gestores da rede pública de ensino. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” - Paulo Freire.

Para os alunos que ainda não se matricularam, a rede municipal de ensino realiza matrícula durante todo o ano letivo, desde que tenha vagas. Se não houver vaga em uma determinada escola, a instituição se comunicará com as outras unidades, para que o aluno seja contemplado.

lmprensa Paulista PE