terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Recife continua vacinação antirrábica para cães e gatos

 

Tutores de cães e gatos que ainda não levaram os animais para receber a dose da vacina antirrábica podem procurar algum dos postos disponibilizados pela Prefeitura do Recife em toda a cidade. Somente no último sábado (12), a Secretaria de Saúde vacinou 1.157 animais – 897 cães e 260 gatos – em esquema de drive-thru, que foram montados nas Zonas Norte (Macaxeira) e Sul (Boa Viagem).

 

Ainda restam 17 mil doses disponíveis no município. Quem não levou o animal para tomar a vacina, pode procurar a sede do Distrito Sanitário do bairro onde mora, para agendar a aplicação da dose. A lista com endereços e telefone está aqui. O imunizante também está disponível durante todo o ano no Centro de Vigilância Ambiental do Recife, em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro.

 

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, em outubro, a Sesau, por meio da Vigilância Ambiental, vacinou 63 mil animais através das estratégias casa a casa em área prioritária, nos postos fixos e nos pontos de drive-thru.

 

RAIVA – A raiva é considerada uma doença muito grave pelo alto nível de letalidade e é, normalmente, transmitida pela mordida ou arranhão de um animal infectado. No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.


lmprensa Recife