sexta-feira, 20 de novembro de 2020

#VidasPretasImportam

 

João Alberto Silveira Freitas (foto), 40 anos, negro.

Espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre/RS.

Ele estava com a esposa fazendo compras em uma unidade do Carrefour, quando fez um gesto que chamou a atenção de seguranças no local. O fato é que depois, Magno Braz Borges e Giovani Gaspar da Silva - este é policial militar - foram filmados enquanto espancavam João Alberto. Socorrido pelo SAMU, João Alberto já estava sem vida. Borges e Silva foram presos em flagrante e a investigação trata o crime como homicídio qualificado.

 Não é a primeira vez que o Carrefour tem seu nome envolvido em episódios de morte. Aqui no Recife, um funcionário terceirizado morreu de enfarte e seu corpo foi escondido em guarda-sóis enquanto a loja funcionava normalmente. De vez em quando, lojas de departamentos sempre aparecem em noticias de racismo... A bancada preta de vereadores de Porto Alegre, recém-eleita, encampou manifestações de protesto na frente do supermercado, que não funcionou hoje.

As redes sociais reagiram de imediato, ainda mais por hoje ser o Dia da Consciência Negra, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do maior Quilombo (comunidade que abrigava escravizados que fugiam das fazendas) existente no Brasil.

Para a tarde de hoje, estão previstos protestos em todo o Pais.