segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Novas localidades do Recife recebem ações educativas e de prevenção à covid-19

Moradores de oito bairros da capital pernambucana serão beneficiados com a distribuição de máscaras e de informações sobre a pandemia na próxima semana, nas Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid-19. Os profissionais da Prefeitura do Recife também vão levar os itens de proteção e orientações nas ações porta a porta nas comunidades mais vulneráveis e nas visitas às casas de pessoas dos grupos de risco da covid-19, entre segunda (24) e sexta-feira (28). A lista com as localidades que receberão as ações está disponível no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já distribuiu cerca de 250 mil máscaras nos últimos meses, fora os itens de proteção entregues por outras secretarias municipais.

As tendas das Estações Itinerantes funcionarão das 8h às 16h no Campo do Onze (Santo Amaro), no Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), no estacionamento da Retífica Padrão (próximo à subida do Morro da Conceição, em Casa Amarela), na Praça Brasilit (em frente à Igreja Católica, na Várzea), Praça do Bongi, Parque Senador Robert Kennedy (Ipsep), Praça de Bola na Rede (Guabiraba) e UR 2 (Cohab).

Por causa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece até o próximo dia 28, os profissionais de saúde também darão informações específicas sobre os cuidados que as pessoas com deficiência devem ter para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, nas estações montadas na Praça Brasilit, na Várzea, e no Parque Senador Robert Kennedy, Ipsep.

Além das estações fixas, os agentes de saúde também visitarão moradores em áreas de maior vulnerabilidade social. Na segunda (24), os profissionais da Sesau Recife distribuirão máscaras, kits de higiene e informações aos moradores da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Monteiro, na Zona Norte da cidade. Na terça (25), os agentes de saúde visitarão as casas da Comunidade Vila Independência/Sítios dos Nobres, em Brejo de Beberibe, também na Zona Norte. Na quarta (26), será a vez de os moradores da Comunidade Ilha de Joaneiro, no Torreão, receberem a visita das equipes da PCR. Na quinta (27), a ação será na Comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro.

A ação voltada aos grupos de risco da covid-19 acontecerá, ao longo desta semana, nos Distritos Sanitários 4 e 7, que incluem bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife. Agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais da Equipes de Saúde da Família vão levar máscaras, panfletos específicos e informações até as casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Imprensa Recife