segunda-feira, 6 de julho de 2020

Prefeitura do Recife distribui máscaras e kits de higiene nas palafitas do Pina

De porta em porta, os agentes de saúde do Recife deram informações sobre a pandemia, máscaras e kits de higiene para as famílias mais vulneráveis que vivem na área de palafitas do bairro do Pina, na zona sul do Recife, nesta segunda-feira (6). Na manhã desta terça (7), a ação da Prefeitura do Recife de casa em casa será nas palafitas dos Coelhos, na área central da cidade. Ao todo, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, através do Programa Saúde em Todo Lugar, está distribuindo 200 mil máscaras nessas duas comunidades e nas oito Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19, que estão espalhadas em oito novos pontos da cidade, nesta semana. Na semana passada, a PCR distribuiu outras 100 mil máscaras.

“Nosso foco, nesta semana, é levar orientações, máscaras e materiais de higiene para as comunidades mais vulneráveis da cidade. Nossos agentes de saúde estão indo de casa em casa, para que ninguém fique de fora. Os kits de higiene vão ajudar a população a ter condições de seguir os novos protocolos de higiene que precisamos adotar para não deixar a curva epidêmica voltar a subir na cidade”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que acompanhou a ação nesta manhã.

Hilda Maria dos Santos, 42 anos, foi uma das moradoras do Pina que recebeu o kit com máscaras de tecido, água sanitária, sabão em barra, álcool em gel, pasta e escova de dente. “Eu só estava com essa máscara que estou usando. Agora ganhei mais uma pra revezar e dar tempo de lavar. É bom a Prefeitura distribuir máscaras porque ajuda muita gente que não tem condições de comprar e não tem quem ajude. Também gostei do kit porque eu não tinha comprado material de limpeza ainda este mês”, contou a doméstica que disse já ter recebido três cestas básicas da Prefeitura do Recife, durante esta pandemia.

Nas visitas, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. Na tenda montada perto do Conjunto Habitacional Mangue 2, no Pina, os profissionais também aplicaram vacina contra a gripe em quem fazia parte dos grupos prioritários.

As demais Estações Itinerantes funcionam até sexta-feira (10), das 8h às 16h, na praça do Mercado São José, no Mercado Público de Beberibe (Praça da Convenção), Mercado de Casa Amarela, Feira do Cordeiro, Praça Irmã Douraci Joaguim (Mustardinha), Brasília Teimosa (na frente da Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer), Largo Dona Regina (Nova Descoberta) e Avenida Dois Rios (em frente à Igreja Católica de São Sebastião, no Ibura).

As tendas contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. A equipe da Prefeitura do Recife também ensina a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid (este último do MPPE e Porto Digital, parceiros da PCR). Como as arboviroses não deixam de existir por causa da pandemia, a equipe de Vigilância Ambiental também vai lembrar a população da importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.

Desde o último dia 26, 100 mil máscaras artesanais começaram a ser distribuídas pela PCR nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. As 300 mil máscaras de proteção foram confeccionadas por costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio. A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

Nesta semana, a PCR realiza novo credenciamento de costureiras e costureiros para o fornecimento de mais 500 mil máscaras de tecido, até a próxima sexta-feira (10). Os detalhes sobre as documentações que precisam ser entregues e as especificações sobre a produção das máscaras estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). 

Imprensa Recife