domingo, 12 de julho de 2020

Pernambuco é destaque em novo índice de transparência da OKBR

Pernambuco alcançou a segunda posição entre os estados brasileiros na nova versão do Índice de Transparência da Covid-19 divulgado pela organização não governamental Open Knowledge Brasil (OKBR). Com um total de 92 pontos, o Governo de Estado permanece no nível “alto” dentro da avaliação da qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados em seus portais oficiais.

Segundo a OKBR, para a composição do índice 2.0 foram definidos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para as divulgações. O novo indicador é composto por três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Por sua vez, cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, totalizando 26 indicadores separados pelas áreas de demografia, infraestrutura, casos, base de dados, acesso e qualidade.

“Essa nova avaliação foi muito mais detalhada, com um nível de exigência de informações ainda mais rígido, específico e qualificado. Deixamos de pontuar em apenas dois dos 26 critérios estabelecidos. Para nós, essa conquista é resultado de um esforço contínuo de todos os que fazem a administração estadual. Nossa atuação estará sempre pautada pela transparência nas ações e gastos públicos”, ressaltou a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet.

Para garantir a classificação de destaque no índice, o órgão, que coordena o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco, contou com o apoio da comissão temporária de apoio à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que tem como um dos coordenadores o secretário-executivo da SCGE, Caio Mulatinho.

ÍNDICE - A primeira versão do Índice da Transparência da Covid-19 foi lançada em 3 de abril de 2020 e recebeu atualizações semanais até o dia 12 de junho. Diante do expressivo avanço na abertura dos estados e da União, a OKBR abriu uma consulta pública com o objetivo de coletar subsídios para “subir a régua” da avaliação, qualificando ainda mais a transparência da pandemia. Após a consolidação dos resultados desse processo, no dia 10 de julho, foi lançado o Índice de Transparência da Covid-19 (2.0), um instrumento de avaliação ainda mais robusto, aplicado a capitais, estados e governo federal. A coleta de dados passa a ser quinzenal e os resultados da avaliação são atualizados semanalmente, alternando estados e capitais.




Imprensa SCGE PE