segunda-feira, 15 de junho de 2020

Beneficiado do núcleo de Garanhuns/PE é o grande vencedor do concurso nacional de poesia IBEEC

Na última sexta-feira (05/6) conhecemos a poesia campeã da categoria sub 11, do primeiro concurso nacional de poesia IBEEC. Com o maior número de curtidas em seu vídeo, o aluno Eduardo Bezerra (foto), de Garanhuns/PE, ficou em primeiro lugar na disputa, seguido pela Maria Clara, de Jeceaba/MG, e Izabelle Crepalde, de São Brás do Suaçuí/MG.

O Concurso de Poesia, que começou no último dia 04 de Maio, foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura – IBBEC e teve como tema: “Qual a lição que a quarentena está me ensinando?” Após passar por três eliminatórias, onde a última foi um vídeo de cada um, lendo sua poesia, ele foi postado no Instagram e Facebook oficial do IBEEC e, no dia 10/06, o vídeo que somou mais curtidas, venceu o concurso. 

Seis cidades participaram do concurso e as regras eram simples. Na fase regional, as 172 poesias inscritas foram divididas em duas categorias: sub 11 e sub 15. Com votação interna, definiu-se os três primeiros colocados de cada núcleo. Seguiu para a final o primeiro lugar de cada categoria. Na final, quem tivesse mais curtidas somadas nos vídeos postados nos canais oficiais do IBEEC, venceria. Eduardo ficou com 1052 curtidas no Instagram e 239 no Facebook, totalizando 1291. A ação teve como propósito incentivar o hábito de leitura, escrita e, claro, o envolvimento da família nas atividades do projeto. 

Os certificados e prêmios foram entregues no fim do concurso, que aconteceu no dia 10/06 com o encerramento da votação da categoria sub 15. Os três primeiros colocados da etapa regional recebem um certificado com foto e a sua poesia escrita. Eduardo leva para casa uma bola oficial, o certificado da regional e também, nacional.

O concurso faz parte da campanha #QuarentenaIBEEC que, desde o início da pandemia, leva conteúdo didático e interativo para todos os beneficiados, seus familiares e público externo. O projeto que contempla os alunos do Centro de Excelência no Esporte – CEE, do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), tem por intuito incentivar hábitos de escrita e mantê-los ativos, mesmo em quarentena. O projeto CEE está em Garanhuns, Pernambuco, e também nas cidades mineiras Belo Horizonte, Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí, Jeceaba e Contagem. 

O Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura – IBBEC faz parte de Garanhuns desde 2018 e vem beneficiando mais de 150 crianças de ensino público da cidade. O projeto é vinculado a lei federal de incentivo ao esporte, sendo patrocinado pela Ferreira Costa. Além do esporte, a empresa apoia várias iniciativas, com o compromisso de promover educação complementar para crianças e adolescentes, como: O FILIG - Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, Projeto BATUQUE e também, a ONG internacional LOVE FÚTBOL. Com o distanciamento social, todos os associados têm recebido orientações e apoio via grupos de relacionamento e redes sociais