segunda-feira, 30 de março de 2020

Prefeitura do Recife abre 19 novos leitos de UTI para pacientes com novo coronavírus no HMR

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta segunda-feira (30), a abertura imediata de 19 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, no Hosptial da Mulher do Recife. Somando-se aos 12 que já estavam em funcionamento, o Hospital chega a 31 leitos de Terapia Intensiva preparados para atender, a qualquer momento, os casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas pela Covid-19. Quando tudo estiver pronto, serão 54 leitos de UTIs disponíveis na unidade da Prefeitura do Recife. Além disso, 120 leitos de enfermaria estão sendo erguidos na parte externa do hospital, na área do estacionamento. 

“Dando continuidade ao Plano de Contingência, que tem um grande objetivo de salvar vidas, anunciamos mais uma conquista que é a abertura de 19 novos leitos de UTI no Hospital da Mulher. Com isso, chegamos a 31 leitos no HMR disponíveis para receber os pacientes que necessitam de leito de UTI. Outro número importante é que o Hospital já conseguiu contratar 374 profissionais da saúde, desses 98 médicos. A contratação será capaz de colocar esses leitos de UTI em pleno funcionamento já a partir de hoje”, disse o prefeito Geraldo Julio. 

No total, o HMR reservará 208 leitos para os infectados por coronavírus, sendo 54 de UTI e 154 de enfermaria. Dos 154 leitos de enfermaria que serão disponibilizados para pacientes com Covid-19, 34 já estão disponíveis no interior do hospital, no térreo, onde fica o ambulatório, e também no segundo andar, onde ficavam internadas as gestantes de alto risco, que foram realocadas. A ampliação da capacidade de acolhimento da rede municipal de saúde para o aumento do número de casos de Covid-19 faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19. Para isso, o HMR já contratou 374 profissionais, sendo 98 médicos. 

Os setores onde ficarão os pacientes com a Covid-19 estarão isolados em relação às alas que atenderão as gestantes de alto risco, que continuarão podendo ter seus partos de alto risco na maternidade do hospital. Já os partos de risco habitual estão sendo encaminhados para as outras três maternidades administradas pela Prefeitura do Recife - Arnaldo Marques (Ibura), Bandeira Filho (Afogados) e Barros Lima (Casa Amarela).

As atividades do Ambulatório, do Centro de Imagem e da Enfermaria de Alto Risco do Hospital da Mulher foram suspensas por causa da readequação dos leitos. O Centro de Imagem passa a realizar tomografia e raio X para os pacientes do Covid internados no hospital. Permanecem sem alterações a UTI Neonatal, as Unidades de Cuidado Intensivo (UCIs) Neonatal e Canguru, além da enfermaria do 1º andar.

FIQUE EM CASA - O prefeito também deu um panorama das campanhas educativas que estão sendo veiculadas, com o objetivo de reforçar a importância dos recifenses de ficarem em casa. “As campanhas que estão sendo feitas pela Prefeitura com o sentido de ampliar o isolamento, está tendo muito impacto na população. Nossos sistema de monitoramento já chegou a 4 milhões de visualizações. Mais de 510 mil pessoas já receberam mensagens específicas para ampliar e reforçar a informação. Os quatro filmes veiculado nas diversas emissoras de Tv e que também compõe a campanha do Plano de Contingência, já foram assistidos mais de 33 milhões de vezes”, pontuou Geraldo. 

Imprensa Recife