domingo, 15 de março de 2020

Obras da Compesa em Jaboatão

Para levar mais água aos moradores de Jaboatão dos Guararapes, o Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), está executando a primeira etapa da obra de melhoria do sistema de abastecimento de água da área central do município. As intervenções consistem na implantação de novas redes e posterior interligação ao sistema atual, seguidas por uma segunda etapa que compreende na construção de um reservatório alimentado por adutora da Estação de Tratamento de Água Castelo Branco. Com a conclusão das duas etapas, 65 mil moradores dos bairros de Santo Aleixo, Cascata, Engenho Velho, Centro e Vista Alegre serão beneficiados com mais água nas torneiras.

Na primeira etapa da obra serão implantados 58 quilômetros de tubulações e realizadas 4,7 mil ligações. Os trabalhos começaram a ser executados no início desse ano no bairro de Santo Aleixo, uma das áreas que ainda não possui rede de abastecimento de água da companhia e por isso é abastecida por poços artesianos. A obra está orçada em R$ 12,5 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal, e tem previsão de conclusão em abril do próximo ano.

A segunda etapa do projeto será a construção de um reservatório com capacidade para 5.200 metros cúbicos de água ligado através de adutora à Estação de Tratamento de Água Castelo Branco, abastecida pelo manancial Tapacurá. O projeto está em análise na Caixa Econômica, com previsão de assinatura da ordem de serviço até o fim do primeiro semestre desse ano.

Com a conclusão das duas etapas da ampliação do abastecimento de Jaboatão Centro a vazão prevista para inserção ao sistema atual é de 255 litros de água por segundo, um volume significativo que permitirá reduzir o calendário implantado em algumas áreas do município, como explica a diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes. “Com a entrega das duas etapas da obra vamos garantir um fornecimento de água mais eficiente para as áreas centrais da cidade. O calendário de abastecimento, que hoje chega a um dia com água e 16 sem, em algumas localidades, será reconfigurado a partir desse incremento no fornecimento de água para benefício da população”, comenta Nyadja.

Imprensa Compesa