terça-feira, 12 de novembro de 2019

Grupo de Teatro do Sintepe se apresentará no 11º Congresso e discutirá temas sociais e o comportamento humano.

Entre os dias 11 a 14 de novembro, o Sintepe realizará seu 11º Congresso em Gravatá. Educação, Escola e Democracia serão os temas que permearão as discussões e que terão como objetivo definir bandeiras de luta do Sindicato para o próximo ano. Uma das formas encontradas para promover reflexão e a descontração entre os participantes será a apresentação da peça "A Incelença", de Luiz Marinho.

De acordo com o professor Ivan Costa, diretor da Secretaria de Políticas Sociais, a peça é uma tragicomédia e tem um caráter etnográfico, ou seja, traz elementos da cultura do povo nordestino. “Tudo se passa em um velório e esse ritual tem uma característica muito forte no Nordeste. As incelenças, músicas entoadas para os entes queridos, são uma forma de purificar o corpo, de acordo com a cultura nordestina”, explicou Ivan Costa. 

"A Incelença" levanta ainda denúncias sociais importantes, como a mão-de-obra infantil, o patriarcado e o assédio sexual a que as mulheres são vítimas. Por ser ambiente no Nordeste, a peça discute o autoritarismo dos senhores de engenho e provoca reflexões acerca de ações individuais e coletivas. “Luiz Marinho vivenciou tudo o que está na peça, tudo ali é palpável, e os temas se assentam muito bem em nossa contemporaneidade, mesmo sendo uma peça de 1962”, contextualizou Ivan Costa. 

A apresentação tem um pouco mais de uma hora e reúne 22 personagens. No 11º Congresso, 17 atores/atrizes serão os/as responsáveis por encenar a peça. O Grupo de Teatro do Sintepe está se preparando há cerca de 3 meses para presentear os/as trabalhadores/as em educação com uma apresentação muito elaborada. "A Incelença" já foi encenada em 2011 pelo Grupo de Teatro do Sintepe, mas algumas mudanças foram feitas no texto e um cenário complemente novo está sendo produzido pelo designer e artista plástico Marcelo Figueiredo. Porém, mesmo com as mudanças, o texto respeitará o tradicionalismo de Luiz Marinho, autor da peça. 

A INCELENÇA peça de Luiz Marinho.

ELENCO:

D. Sindá - Telma Ratta

Vovó Guiomar - Vilma Marinho

Miranda- Patrícia Cordeiro

D. Yayá - Adenir Andrade

Primeiro filho - Marco Ricardo

Segundo filho- Thiago Martins

Primeiro homem - Marina Teixeira

Segundo homem - Paulo André

Terceiro homem - Ivan Ruy

Quarto homem - Daniela Rabello

Rosemira - Daniela Rabello

Senhor de Engenho - Ivan Ruy

Perpétua- Marielza Moura

Primeira moça - Priscila Siqueira

Segunda moça - Telma Virginia

Homem A - Ednaldo Silva

Homem B - Paulo Valença

Soldado - Rogério Xavier

Penitentes -

Daniela Rabello; Paulo Valença e Telma Virginia

Quirino - Joy Benício

Cenário e Guarda-roupa : Marcelo Figueiredo

Contra-regra: Marcelo e Levi

Direção musical : Albérico Silva

Direção: Ivan Ruy


O Grupo de Teatro do Sintepe está aberto aos sócios e as sócias. Para participar basta entrar em contato, nos telefones (81) 2127.8869/8870 ou no celular (81)9.9631.2067. Após a apresentação no 11º Congresso do Sintepe, o grupo pretende levar a peça " A Incelença" para escolas e outros espaços.

Com informações da atriz Telma Ratta