segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Descontos personalizados promovem economia

O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Desde o lançamento dos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais, há pouco mais de dois anos, estima-se que a funcionalidade “Meu Desconto” tenha gerado uma economia de aproximadamente R$15 milhões por mês, num total de mais de R$ 350 milhões até o momento, o equivalente a cerca de 20 prêmios da Mega Sena ou mais de 10 mil carros populares. No app do Pão de Açúcar Mais, as ofertas mais ativadas são as cervejas especiais; já no Clube Extra, os clientes são atraídos por descontos em leite e combustíveis. Em comum, os consumidores tendem a aproveitar as oportunidades em frutas, legumes e verduras, além de itens de limpeza. São Paulo aparece como a praça que mais utiliza os aplicativos (50%), seguida pelo Rio de Janeiro (16%), Ceará, Pernambuco e Distrito Federal (4% cada um deles).

Hoje, os dois aplicativos, juntos, já somam 10 milhões de downloads e estão constantemente entre os top 10 apps de compras mais baixados por mês no Brasil, com larga liderança no segmento de alimentos. Os aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra estão instalados em mais de um quarto de todos os iPhones que possuem apps de compras no Brasil, sendo o segundo app de compras brasileiro mais instalado. Em média, são mais de 15 milhões de visitas por mês aos aplicativos, o que os coloca entre os cinco com maior número de acessos mensal.

As mulheres lideram a utilização dos aplicativos, com cerca de 55% dos acessos no Pão de Açúcar Mais e 52% no Clube Extra. Quando analisados por faixa etária, os clientes entre 34 e 44 anos lideram em ambos os aplicativos, seguidos de perto pelos clientes com mais de 65 anos no Pão de Açúcar Mais, uma demonstração de que a transformação digital não tem idade. “Nosso objetivo é melhorar a experiência de todos os nossos clientes, independente do segmento ou canal preferido para efetuar a compra. Estamos convencidos de que investir na satisfação do cliente, seja através da melhoria da experiência em loja física ou digital ou da obtenção de descontos, prêmios e vantagens personalizados, é uma estratégia vencedora”, diz Teodoro Ornelas, Diretor de Customer Experience do GPA.

No total, os programas de fidelidade Clube Extra e Pão de Açúcar Mais somam 20 milhões de clientes cadastrados em suas bases de dados.