segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Envelhecimento saudável é tema de palestra gratuita no Recife

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, homenageando o Estatuto do Idoso, criado na mesma data, em 2003. Em alusão ao dia, na terça, 1 de outubro, o Hospital Santa Joana Recife vai oferecer, gratuitamente, uma programação totalmente voltada para pessoas acima de 60 anos, cuidadores e familiares. O evento acontece no auditório Monsenhor Vieira, no próprio hospital, localizado nas Graças, das 14h às 16h.

No início do encontro, será proporcionado um acolhimento aos idosos com música, lanche e atividades lúdicas. A partir das 14h30 será realizada uma palestra com o tema Envelhecimento Saudável e o Papel do Idoso na Sociedade Atual, ministrada pelas médicas Andréa Figuerêdo e Lilian Karine, geriatras do Hospital Santa Joana Recife.

Após a palestra será disponibilizado um espaço para possíveis perguntas, além de um momento para sugestões. A tarde de programação será aberta ao público e com vagas limitadas. As inscrições serão disponibilizadas através de um link no perfil de instagram do Hospital.

Sobre o tema do evento, Dra. Andréa Figuerêdo ressalta que viver mais não significa necessariamente viver melhor. “Por isso foi criado o conceito de envelhecimento bem-sucedido, também chamado de envelhecimento ativo e saudável. Para alcançá-lo, vários aspectos estão envolvidos, os genéticos, fisiológicos, físicos, mentais e sociais”, explica a especialista, que ainda faz um alerta para a importância de prevenir doenças e incapacidades, através de um estilo de vida saudável e do acompanhamento médico regular.

Segundo a geriatra, as pessoas com idade avançada têm se tornado cada vez mais ativas e representam um papel importante na sociedade atual. “O estigma de que o idoso perde a sua independência e de que não é mais capaz de emitir opiniões ou tomar decisões faz parte do passado”, comenta. É crescente e comum encontrarmos idosos em restaurantes, atividades de lazer, viajando e em academias de ginástica, ao contrário daquela ideia de que eles, ao se aposentar, ficariam apenas em casa ociosos. 

Essa parte da população, em algumas situações, continua sendo o provedor financeiro e participa na organização da dinâmica familiar, na qual, por vezes, é o personagem principal na hora de tomar as decisões da família. Além disso, o relacionamento dos avós com os netos e o auxílio no cuidado também representa outro importante papel dos idosos no seu ambiente familiar. “É importante melhorar a qualidade de vida e participação dos idosos na nossa sociedade, reafirmando os seus direitos através das leis previstas no Estatuto do Idoso”, conclui Dra. Andréa.

Serviço:

Palestra: O Envelhecimento Saudável e o Papel do Idoso na Sociedade Atual

Data: 01/10/2019

Programação: 14h – acolhimento

14h30 – palestra

15h30 – espaço para dúvidas e conversas sobre o tema

Local: Auditório Monsenhor Vieira - Hospital Santa Joana Recife - Rua Joaquim Nabuco, 200 - Graças, Recife – PE.

Evento aberto ao público.

Inscrições gratuitas pelo Instagram do Hospital Santa Joana Recife, https://www.instagram.com/stajoanarecife/