segunda-feira, 3 de junho de 2019

Agroecologia e sua importância para produtores e consumidores é apresentada em vídeo


O Centro Sabiá lança na próxima quarta-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, o vídeo "Agroecologia é Vida". O curta, que utiliza a técnica da relatoria gráfica, traz informações sobre a importância da agroecologia e as vantagens em se produzir e consumir alimentos agroecológicos. A produção entra no ar, às 10h, do dia 05/06, nas páginas da organização no Youtube e Facebook. Mas quem está na cidade do Recife, pode conferir a pré-estreia em um evento que acontecerá na frente da sede do Centro Sabiá, a partir das 18h, do dia 04/06, no bairro da Boa Vista. 



O vídeo traz resultados do Estudo Agroecologia no Semiárido de Pernambuco – Centro Sabiá: Caminhos para a Construção de Sistemas Alimentares Sustentáveis,realizado juntamente com a agência da cooperação alemã Misereor, e que revelou que sistemas de produção agroecológicos são mais produtivos do que sistemas não agroecológicos no Semiárido de Pernambuco. A pesquisa integra um conjunto de investigações realizadas em regiões semiáridas da Ásia, África e América Latina. Em Pernambuco, 400 famílias agricultoras, das regiões Agreste e Sertão integraram o estudo. O curta apresenta alguns resultados do documento e os desafios colocados para a prática da agroecologia no Brasil. 



"Apresentar o resultado do estudo em vídeo é uma forma de comunicar a agroecologia para a sociedade. Por isso, ele vem em um formato didático, mas traz informações concretas. A proposta é ajudar a população a entender o que é a agroecologia e como ela é importante para quem produz e para quem consome. Nós e muitas outras organizações, agricultores e agricultoras do movimento agroecológico construímos, ao longo dos últimos anos, muitas informações e resultados desse trabalho. Como vídeo, queremos popularizar a agroecologia, e acreditamos que a comunicação é importante para isso", pontua Carlos Magno, coordenador técnico-pedagógico do Centro Sabiá. 



Entre os resultados da pesquisa abordados no curta está a constatação de que na agroecologia a produção é mais sustentável, o que contribui com a preservação da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas. Outro resultado é de que a geração de renda é maior na agroecologia. Na realidade estudada, um sistema agroecológico tem dez reais a mais de produtividade econômica por dia do que um sistema não agroecológico, o que significa três mil reais a mais de renda anual.



No entanto, o vídeo também apresenta alguns desafios da agroecologia. Como que, tanto em sistemas agroecológicos como em sistemas não agroecológicos de produção, as mulheres ainda trabalham mais que os homens e com isso têm uma grande sobrecarga. E também, a necessidade da garantia de políticas públicas que promovam e incentivem a agroecologia para que os desafios possam ser superados. 



PRÉ-ESTREIA - Na terça-feira, 04 de junho, a partir das 18h, o Centro Sabiá realizará uma pré-estreia do vídeo, aberta ao público, na frente da sua sede e com projeção na rua. O evento contará com produtos agroecológicos, que serão vendidos na hora, confecção de camisas com a técnica do estêncil, sorteios e venda de cerveja artesanal. A sede fica na Rua do Sossego, nº 355, no bairro da Boa Vista.



"Será um momento de celebrar, de forma descontraída e informal, com amigos, amigas, e quem mais quiser assistir o vídeo conosco. Todas as pessoas que quiserem conhecer mais sobre essa produção e sobre a agroecologia estão convidadas", explica Carlos. 



A pesquisa completa já está disponível no site do Centro Sabiá, no endereço: www.centrosabia.org.br



Serviço:

PRE-ESTREIA: 04/06, na sede do Centro Sabiá, a partir das 18h, com projeção na Rua do Sossego, 355, Boa Vista.



ESTREIA NA INTERNET: 05/06, a partir das 10h, nas páginas do Centro sabiá no Youtube e Facebook: